Título: Defesa cria novas unidades de prevenção
Autor: Vargas, Rodrigo
Fonte: O Globo, 10/01/2007, O País, p. 8

Primeiro Seripa será em Belém

BRASÍLIA. O Ministério da Defesa editou portaria criando os Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa). Publicada ontem no Diário Oficial, a portaria informa que o primeiro Seripa será instalado em Belém, no Pará. Outras unidades deverão funcionar nos estados onde já existem os Comandos Aéreos Regionais (Comar).

A Aeronáutica negou que a criação dos Seripas tenha relação com o acidente que derrubou o vôo da Gol, em 29 de setembro de 2006, matando 154 pessoas. O avião Boeing 737 colidiu no ar com um jato Legacy, sobre o estado de Mato Grosso, no trajeto de Manaus para Brasília.

Segundo a Aeronáutica, os Seripas vão substituir os antigos Serviços Regionais de Aviação Civil (Seracs), que funcionavam no âmbito do extinto Departamento de Aviação Civil (DAC). Quando o DAC deu lugar à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os Seracs foram desativados e o trabalho de prevenção e investigação passou a ser feito por gerências regionais, segundo a Aeronáutica. O trabalho de investigação, contudo, compete a Aeronáutica, que passará a contar com a estrutura regionalizada. Os Seripas vão funcionar subordinados ao Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), do ponto de vista operacional, e aos Comandos Aéreos Regionais, administrativamente.