Título: PT se irrita com escolha de petista pelo MInc
Autor:
Fonte: O Globo, 10/01/2007, O País, p. 11

Secretário de Cultura do partido pede explicações de Gil

BRASÍLIA. A demissão de dois petistas do Ministério da Cultura deixou irritados setores do partido. Ontem, um dia depois de divulgar nota condenando as demissões, o secretário nacional de Cultura do PT, Glauber Piva, acusou o ministro Gilberto Gil de desrespeitar o partido e não consultar formalmente a legenda para trocar postos chaves da pasta. Para um dos postos, foi convidado um petista.

Piva reclamou da forma como foram feitas as exonerações do presidente da Funarte, Antônio Grassi, e do secretário de Articulação Institucional da pasta, o antropólogo Márcio Meira. Piva teria sido informado das demissões pela imprensa e disse que cobrará explicações de Gil:

¿ As relações entre o governo e o partido têm que ser formais, claras, transparentes, republicanas. A briga não é pessoal, em nome do Antônio Grassi ou do Márcio Meira. Mas exigimos respeito na relação do ministro com os partidos que compõem o quadro de coalizão. Esperamos isso do Gil e de todos os outros ministros.

Para o lugar de Grassi, Gil convidou o ator Celso Frateschi, irmão do presidente do diretório do PT em São Paulo, Paulo Frateschi. Apesar de Frateschi ser ligado ao partido, Piva disse que o PT não foi consultado.

Na segunda-feira, a Secretaria de Cultura do PT divulgou nota para protestar contra a forma como as exonerações foram feitas: ¿Eles merecem respeito¿.