Título: Agências do Rio fazem boicote de 2 dias à Gol
Autor: Rosa, Bruno
Fonte: O Globo, 10/01/2007, Economia, p. 21

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) no Rio, formada por mais de 600 empresas, aderiu ao boicote à Gol. Com isso, as agências filiadas à entidade, assim como em outros estados, deixarão de vender pacotes com bilhetes da companhia amanhã e sexta-feira.

No início do ano, a empresa aérea reduziu a comissão dos agentes de viagens de 10% para 7% nos vôos domésticos e de 9% para 6% nos internacionais, com o objetivo de cortar custos. Em nota, a Gol informou ontem não entender o motivo do movimento da Abav no país. Segundo a companhia, ela está usando o mesmo padrão de comissão dado aos agentes pelas demais empresas aéreas.

De acordo com o presidente da Abav-Rio, Luiz Strauss, o movimento da Gol de reduzir a remuneração dos agentes de viagens poderá chegar ao ponto de zerar a comissão. O executivo acrescentou que o boicote de dois dias, no Rio, visa a demonstrar o repúdio da Abav ao que a empresa vem fazendo no setor.

- A comissão fica embutida no preço da passagem e, com essa redução, teremos perdas. Hoje, 73% dos bilhetes da Gol são vendidos por agências de viagens em todo o país. Com essa redução, ficamos apenas com o ônus. Nossa remuneração está embutida na planilha deles (Gol) - afirmou Strauss.

O presidente da Abav-Rio disse que OceanAir, BRA e WebJet ainda pagam comissões de 10% às agências de viagens. Já TAM e Varig pagam 7% e 6%, respectivamente, no mercado doméstico e internacional, salvo em cidades onde, por força de liminar da Justiça, são obrigadas a pagar os 10%.

Strauss afirmou ainda que, no congresso da Abav no ano passado, no Rio, a TAM fechou acordo para em 180 dias tentar encontrar uma solução para as comissões. O ideal, acrescentou, é que volte a pagar 10% em todos os estados. A Nova Varig, segundo o diretor de Planejamento Comercial, Luis André Patrão, deve negociar com as agências uma forma consensual de pagar a comissão.