Título: No país, 120 obras com pendências
Autor: Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 10/01/2007, Economia, p. 23

BRASÍLIA. O licenciamento ambiental e as questões judiciais são fontes de dor de cabeça para o governo e já motivaram até estresse entre as ministras da Casa Civil, Dilma Rousseff, e do Meio Ambiente, Marina Silva. Numa reunião no ano passado, para avaliar a lista de empreendimentos prioritários do segundo mandato, quando houve um embate entre ambientalistas e desenvolvimentistas, o governo concluiu que há, no país, 120 obras com pendências ambientais e jurídicas.

Dessas, cem estavam na área de energia e 20 na de transportes, com prazo de conclusão variando de 2009 a 2010. Entre elas, há gigantes como as hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, que terão custo de R$9,2 bilhões, e a colossal Usina Belo Monte (no Rio Xingu, com capacidade de gerar 11.181 kW). Nos últimos quatro anos, o Ibama forneceu licenças para 21 hidrelétricas.

O maior problema agora está no licenciamento concedido por órgãos ambientais estaduais. E no questionamento do Ministério Público. O objetivo do governo é que a definição das competências de cada esfera administrativa esteja prevista em lei. (M.T.)