Título: Dilma: imprensa não é culpada pela corrupção
Autor:
Fonte: O Globo, 11/01/2007, O País, p. 11

Ministra reafirma que governo tem compromisso com a liberdade de expressão e o direito à informação

BRASÍLIA. Em almoço com dirigentes da Associação Nacional de Jornais (ANJ), a ministra Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil, ressaltou o compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governo com a liberdade de expressão e o direito à informação no país.

¿ É impossível relativizar o direito à informação. Nossa Constituição antecede esta posição do governo. Somos filhos e pais da democracia brasileira ¿ disse ela.

A ministra afirmou ainda que não há formadores de opinião que podem conduzir a opinião pública. O espaço público da liberdade de expressão no Brasil permite que novas opiniões surjam, disse ela.

¿ O governo Lula reconhece a existência de diferentes opiniões, no nosso campo e na oposição. Na crise política recente, em nenhum momento tivemos a tentação de matar o emissário, o canal de expressão. Houve problemas de corrupção no país. E ninguém pode culpar a imprensa por isso. Mas a crítica incomoda e será preciso um distanciamento histórico para saber o que houve de exagero neste processo. De qualquer forma, o país saiu melhor desse período ¿ afirmou.

Para Dilma, a crítica é sempre difícil de ser suportada por qualquer ser humano, ¿é sempre um processo tenso¿. Mas ela voltou a afirmar que o governo Lula reafirma o seu compromisso com a liberdade de expressão.

A ministra aproveitou para desmentir que a Secretaria de Comunicação de Governo (Secom) será transferida para a Casa Civil, sob sua responsabilidade:

¿ Quando fui convidada, o presidente queria transferir a Secom para a estrutura da Casa Civil, mas fui contra. A Casa Civil precisa de foco, e cuidar das relações com a imprensa é algo fora do âmbito da pasta.

Participaram do encontro com a ministra na ANJ o presidente da entidade, Nelson Sirotsky; o diretor executivo, Antonio Athayde; o vice-presidente da associação João Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo; Francisco Mesquita Neto, do ¿Estado de S.Paulo¿; além de outros integrantes da ANJ e diretores de jornais.