Título: Petrobras já assustou contratos
Autor:
Fonte: O Globo, 11/01/2007, O Mundo, p. 30

A Petrobras informou que o anúncio feito ontem pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de que seu governo vai assumir o controle do setor de gás, não altera em nada as atividades da companhia naquele país. A Petrobras produz cerca de 16 mil barris diários de petróleo e 2,1 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural em campos maduros (antigos) terrestres.

Segundo a Petrobras, desde o início do ano passado seus contratos já foram adequados à legislação. A produção nos campos maduros é feita por empresas mistas, nas quais a PDVSA tem 60% e a Petrobras 40%, dentro das normas criadas no ano passado pelo governo da Venezuela.

Para a Petrobras não existe qualquer sinalização do governo de que haverá mudanças. Ao contrario, a Petrobras está negociando com a PDVSA novos campos maduros para produzir nesta modalidade.

A Petrobras informou ainda que recentemente adquiriu duas áreas no mar, onde pretende iniciar a exploração para a produção dentro de alguns anos. A Petrobras está negociando também com a PDVSA o projeto de Mariscal Sucre que envolve a produção de gás em grande quantidade.

Segundo a Petrobras, todos esses projetos estão já dentro das novas regulamentações impostas pelo governo Venezuelano e portanto não se espera problema.