Título: Jutahy nega acordo para Mesa Diretora
Autor: Camarotti, Gerson e Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 12/01/2007, O País, p. 3

Líder tucano diz que partido é o 3º da Câmara e tem direito a cargo de destaque

VITÓRIA. O líder do PSDB na Câmara, Jutahy Magalhães Júnior (BA), negou ontem, após encontro em que foi formalizado o apoio do partido ao candidato petista à presidência da Câmara, Arlindo Chinaglia (SP), que a adesão tenha sido resultado de um acordo que desse aos tucanos a vice-presidência da Casa. Segundo Jutahy, o partido, por ser o terceiro maior na Câmara, tem direito a um cargo de destaque na Mesa Diretora. Apesar de essa preferência não ter sido válida na última eleição, o tucano afirmou que o partido respeitará as regras da proporcionalidade.

Jutahy suspendeu temporariamente as férias no litoral capixaba para se envolver pessoalmente nas articulações para a eleição da Mesa Diretora. Segundo ele, todos os líderes tucanos foram informados de que os eleitos em outubro estavam sendo consultados sobre que candidatura o PSDB apoiaria para a presidência:

¿ Comuniquei a todos do meu partido que a consulta iria ser realizada ou estava se processando: senadores, governadores e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A consulta se deu exclusivamente no âmbito de nossos parlamentares eleitos para a próxima legislatura, que começa a partir de 1º de fevereiro. Tenho absoluta convicção de que todas as figuras que não são parlamentares mas têm importância no partido respeitarão a posição amplamente majoritária da bancada.

Apesar de o apoio do PSDB a Chinaglia não ter sido unânime, o líder tucano disse não temer um racha no partido. Jutahy salientou que, além do nome do candidato do PT, o PSDB pôs outras duas alternativas em discussão: apoiar Aldo Rebelo (PCdoB-SP) ou buscar uma terceira via:

¿ Nós não tivemos unanimidade. Nós tivemos uma votação amplamente majoritária. A ampla maioria decidiu por Chinaglia.

Chinaglia foi a Vitória ontem para acompanhar o anúncio oficial do PSDB.

¿ A escolha não surpreendeu. O líder da bancada tucana e outros parlamentares com quem eu vinha dialogando foram francos de que adotariam a minha candidatura ¿ disse o petista.

Tucano critica discussão salarial conduzida pelo adversário

Apesar de Chinaglia defender aumento de 91% para deputados e senadores, Jutahy disse que o PSDB defenderá o reajuste proporcional à inflação. O tucano admite que a imagem da Câmara ficou manchada com a proposta de elevar os salários para R$24,5 mil mensais.

¿ Era melhor que tivéssemos discutido essa questão ainda nesta legislatura. A imagem da Câmara está muito desgastada. Não gostaria que contaminássemos o início da nova legislatura com essa discussão salarial. Defendemos o aumento proporcional ao índice inflacionário ¿ disse Jutahy.

Chinaglia criticou Aldo. Para ele, a discussão foi mal conduzida. Disse ainda que, se eleito, adiantará os trabalhos para resolver a questão.

¿ Qualquer que seja o presidente da Câmara, ele irá herdar uma questão que foi pessimamente conduzida.