Título: Polícia de MG investiga ligação entre quadrilhas
Autor: Cotta, Sueli
Fonte: O Globo, 12/01/2007, O País, p. 9

Delegado diz que bandidos que agiram em São Gotardo podem ser do bando que assaltou o BC em Fortaleza

BELO HORIZONTE. A polícia de Minas trabalha com várias linhas de investigação para os assaltos a banco ocorridos no estado nos últimos dias, inclusive a ligação dos criminosos com quadrilhas de outros estados. A polícia investiga a possibilidade de a quadrilha que agiu em São Gotardo, no Vale do Paranaíba, ter conexões com o grupo que assaltou o Banco Central em Fortaleza, em agosto de 2005, levando R$150 milhões. Nas ações de segunda e terça-feira, um grupo armado assaltou seis agências em quatro cidades, fazendo 18 reféns.

A polícia divulgou retrato falado de três suspeitos do assalto em São Gotardo, uma das cidades onde os bandidos agiram. Dois são foragidos do sistema penitenciário estadual. Os policiais acreditam que o assalto em Tiros, na segunda-feira, foi para saber como a polícia age na região. A polícia encontrou malotes de bancos na região metropolitana de Belo Horizonte e suspeita que o dinheiro tenha saído das agências assaltadas.

O chefe do departamento de Investigações de Minas, Antônio Carlos Faria, negou que a polícia tenha prendido em São Paulo membros da quadrilha. Segundo ele, várias pessoas foram presas, mas sem comprovação de ligação com o crime:

¿ Há possibilidade de a quadrilha ser a mesma que assaltou em São Paulo, Goiânia e Bahia. São pessoas conhecidas, que atuam no Nordeste, no Paraná e podem ser os mesmos que mataram policiais no Paraná. Há dificuldade? Há, porque se trata de quadrilha especializada.

O vice-presidente José Alencar disse que os criminosos estão cada vez mais abusados e que o governo dá apoio à união dos estados contra o crime organizado. Disse que o governo está pronto a colaborar com medidas urgentes, como a liberação de recursos do Fundo Nacional de Segurança.

¿ A ordem do presidente Lula é de que se dê apoio a esta integração, não só do Sudeste, como do Brasil, contra o crime.