Título: Bahia registra epidemia de sarampo
Autor:
Fonte: O Globo, 12/01/2007, O País, p. 10

Estado tem 43 casos confirmados e 54 sob suspeita; homens serão vacinados

SALVADOR. O secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, disse ontem que há uma epidemia de sarampo no estado, onde já foram confirmados 43 casos. Há outros 54 casos sob suspeita, três deles em Salvador, mas o resultado das análises só deve sair no início da próxima semana. O secretário anunciou ontem o lançamento de uma nova campanha de vacinação, a partir do dia 20, tendo como alvo os homens de 12 a 39 anos.

No fim de dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) iniciou a vacinação de todos os passageiros que desembarcam nos portos e aeroportos do estado, onde foram montados postos de atendimento, com ênfase na capital, para evitar o avanço da doença. O órgão já providenciou a montagem de barreiras, mobilizou equipes e criou postos volantes nas saídas das cidades e em regiões como Feira de Santana. Lá, se encontra o maior entroncamento rodoviário do estado.

¿ Esse é o período do ano em que Salvador recebe o maior fluxo de turistas, por isso a intensificação da campanha vacinal, como forma de evitar novos casos ¿ disse a superintendente do órgão no estado, Lorene Pinto.

Desde 1999 a Bahia não registrava casos de sarampo. A última epidemia no país aconteceu dois anos antes, atingindo cerca de 57 mil pessoas, segundo a secretaria.

¿ As crianças já participaram das campanhas de vacinação de rotina, as mulheres em idade fértil também estão vacinadas, por isso o nosso alvo agora são os homens ¿ disse Solla.

O secretário disse que a maior atenção vai para a região norte do estado, onde foram registrados os primeiros casos, no fim de novembro, no município de João Dourado. Lá, dois homens apresentaram a doença. No fim de dezembro, já eram 17 os casos confirmados.