Título: Cedae recomenda estocar água antes da chegada da lama
Autor: Costa, Célia e Engelbrecht, Daniel
Fonte: O Globo, 12/01/2007, Rio, p. 12

Carros-pipa abastecerão hospitais e delegacias em 4 das 5 cidades afetadas

A Cedae está recomendando que a população dos cinco municípios abastecidos pelo Rio Muriaé guarde toda água que puder. Por enquanto, apenas Laje do Muriaé está com o abastecimento interrompido. Para atender à população, 38 carros-pipa da Cedae e da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas) estão abastecendo em mananciais de outros locais. O presidente da Cedae, Wagner Vícter, disse que todas as medidas de emergência estão sendo tomadas.

No município de São José de Ubá estão sendo executadas obras para captação e tratamento de água em um manancial alternativo, o que suprirá o abastecimento da região. Já nos municípios de Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira e Laje do Muriaé está sendo montado um esquema com 38 caminhões-pipa, que dará prioridade aos serviços essenciais, como hospitais, delegacias e postos de saúde. Todo o planejamento está sendo feito por 50 técnicos da Cedae, além da Defesa Civil. Técnicos da Cedae, da Copasa e da Feema estão fazendo as análises químicas da água de vários trechos do Rio Muriaé. Até agora não foi detectada contaminação.

O secretário do Ambiente, Carlos Minc, falou da necessidade de alertar a população dos municípios atingidos sobre os riscos de doenças. Minc disse já ter entrado em contato com o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, para que seja montado um serviço de orientação aos moradores. A preocupação, segundo Minc, é maior com problemas de pele e digestivos nas pessoas que tiverem contato com a água.

Além das medidas de emergência, estão sendo providenciadas ações judiciais. Wagner Vícter disse já ter entrado em contato com o procurador-geral de Justiça, Marfan Vieira, para que seja impetrada uma ação civil pública, em conjunto com Minas, contra a Mineradora Rio Pomba Cataguases. Carlos Minc pediu à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que seja feita uma ação preventiva com a checagem de todas as barragens das companhias que ficam às margens do Rio Paraíba do Sul.