Título: Grifes cariocas conquistam o mundo
Autor: Ribeiro, Erica
Fonte: O Globo, 12/01/2007, Economia, p. 23

A roupa que os cariocas vestem e que dita moda em diferentes pontos do país já pode ser encontrada também em várias partes do mundo. Grifes como Maria Bonita Extra, Osklen e Salinas, entre outras, são algumas das marcas registradas do Rio. Segundo a consultora de moda Hiluz Del Priori, apesar de a roupa brasileira ainda ser muito cara para o mercado externo, quando o trabalho de exportação é bem feito, a marca tem um ótimo resultado. Ela adverte que, além do estilo, é preciso estar atento à data de entrega dos produtos, numeração correta e processos de qualidade.

¿ Para que o produto possa ter visibilidade e resultado em outros países é preciso ter um trabalho continuado. A Maria Bonita Extra, por exemplo, tem uma presença bastante forte em multimarcas nos EUA e no Japão e uma considerável exportação em moda. Na linha praia, a Salinas domina, e está em multimarcas em diferente pontos, nos EUA, na Austrália, em qualquer parte do mundo ¿ diz Hiluz.

A Maria Bonita Extra vende para 120 pontos espalhados no mundo inteiro, em países como EUA e Japão, onde tem showroom, e também Espanha, França, Arábia Saudita e Portugal.

¿ Começamos a participar do Fashion Business justamente quando iniciamos o processo de exportação. Quando começamos a exportar, o Fashion Business ajudou a catapultar a Maria Bonita Extra para o cenário internacional. ¿ afirma Alexandre Aquino, sócio-diretor da marca.

A Osklen é outra marca carioca que ganhou espaço no exterior. A grife tem três lojas em Portugal, uma em Genebra, na Suíça, e uma em Milão, na Itália. Também mantém showroom na Itália, França, Espanha, Grécia, Portugal e exporta seus produtos para lojas multimarcas no Japão, na Bélgica, no Chile e no Oriente Médio. Em março, inaugura uma loja em Roma e, em setembro, outra em Nova York. Tóquio é a próxima parada da marca, com previsão de abertura de mais uma loja.

A designer de acessórios Glorinha Paranaguá, que também participa do Fashion Business desde a primeira edição, exporta hoje para Nova York, Londres, Montecarlo e Atenas. (Erica Ribeiro)