Título: Um novo glossário para a guerra
Autor: Passos, José Meirelles
Fonte: O Globo, 12/01/2007, O Mundo, p. 30

WASHINGTON. É uma daquelas palavras como blog que, de repente, passam a fazer parte de todas as frases usadas para descrever fenômenos contemporâneos. A palavra surge (em inglês) é a nova mania nos EUA, tamanha a quantidade de vezes que o presidente George W. Bush a usa. Em seu discurso sobre o Iraque, por exemplo, ele propôs uma surge de soldados para tentar melhorar a situação no país. Surge, em inglês, significa o movimento de uma onda. Ou a sensação que mistura vergonha e entusiasmo de uma pessoa, quando a mesma se apaixona. A definição clássica, segundo o dicionário americano Webster, é: ¿alguma coisa que cresce rapidamente e de repente, como energia, entusiasmo etc¿.

Mas o que temos aqui é estenografia para um debate bastante longo. O fato de surge ser tão vaga pode torná-la a palavra política perfeita para uma medida tão controversa. Nancy Pelosi, a nova presidente da Câmara dos Deputados, externou sua aparente oposição ao envio de mais soldados com outra palavra ainda mais confusa: escalation (escalada, agravamento de uma situação). Neste contexto, escalation é um eufemismo para um eufemismo (surge).

Escalation e incursion (incursão, penetração) já foram usadas por líderes americanos quando anunciaram um aumento do número de tropas americanas em lugares como Camboja e Vietnã. Talvez para evitar referência à última guerra, Bush tenha optado por surge.

A palavra nunca foi usada em livros referentes a estratégia militar. Segundo o historiador Lewis Sorley, surge pode vir a ser útil para o governo, já que significa algo forte, porém passageiro.

¿ Bush pode estar usando um termo palatável para indicar que mais soldados no Iraque será algo temporário, com o objetivo de conseguir o apoio daqueles que têm dúvida em relação à guerra ¿ opina.

Não está claro quem inventou de usar a palavra, mas ela vem sendo aplicada em discursos de Bush e integrantes do Pentágono há pelo menos um mês. A grande questão é: a mídia americana poderá também começar a usar o termo? Surge pode virar uma palavra muito importante em 2007.