Título: Serra só chega ao local do acidente às 20h30m
Autor:
Fonte: O Globo, 13/01/2007, O País, p. 8

Os caminhões (que caíram no buraco) pareciam de brinquedo. Foi uma tragédia de grandes proporções¿, disse

SÃO PAULO. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), só chegou ao local do acidente às 20h30m, pouco mais de cinco horas após a explosão, e disse ter ficado impressionado com o tamanho do buraco que se abriu no bairro de Pinheiros após o deslizamento na Linha 4 do Metrô.

¿ Os caminhões (que foram sugados para dentro do buraco) parecem de brinquedo. Foi realmente uma tragédia de grandes proporções ¿ afirmou o governador, que durante o dia recebeu informações sobre o acidente do secretário estadual de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella.

Serra diz que não há prazo para retomada das obras

Segundo o governador, os trabalhos deveriam ser centralizados no equilíbrio do guindaste, que até ontem à noite estava correndo risco de desabar para dentro do buraco de 30 metros de profundidade, o que poderia provocar novos deslizamentos. Serra disse que as empreiteiras pretendiam colocar um contrapeso para evitar que o equipamento despencasse.

O governador disse ontem à noite que não há prazo para a retomada das obras. Segundo ele, ainda é cedo para dizer quais teriam sido as causas do acidente, mas lembrou que o terreno onde a estação do metrô está sendo construída ¿é muito complicado¿ por estar às margens do Rio Pinheiros.

Serra disse também que o Metrô vai investigar possíveis falhas e que as famílias que tiveram suas casas danificadas serão indenizadas.

A assessoria do governador informou que ele não chegou antes ao local porque teve de cumprir ¿intensa agenda interna¿. O secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, foi designado para acompanhar os trabalhos.

Construção começou na gestão de Geraldo Alckmin

O ex-governador Geraldo Alckmin também não foi encontrado ontem para falar sobre o acidente. A obra de construção da Linha 4 do Metrô foi iniciada em 2004, durante a gestão do tucano.