Título: Capital teve congestionamento recorde
Autor: Frota, Marcel
Fonte: O Globo, 13/01/2007, O País, p. 9

Ruas próximas ao local do acidente ficam sem energia, água e telefone

SÃO PAULO. O acidente de ontem provocou o maior congestionamento do ano na capital. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou 141 quilômetros de vias congestionadas em toda a cidade às 19h. A média do ano passado para o horário foi de 116 quilômetros de lentidão.

O pior trecho foi na Marginal Pinheiros, onde os motoristas enfrentaram até 7,4 quilômetros de engarrafamento. A abertura da cratera interrompeu o abastecimento de água e energia elétrica nas proximidades das ruas Capri e Sumidouro. Cerca de cem residências tiveram o telefone cortado devido ao rompimento de um cabo telefônico na Rua Capri.

Chuvas podem piorar situação na área do acidente

A maior preocupação, ontem à noite, dos funcionários do Metrô e do Corpo de Bombeiros era com mais chuva na cidade, o que poderia provocar novos desabamentos. Para tentar amenizar o problema, a Defesa Civil levou para o local cerca de cem mil metros de lonas, que seriam usadas para evitar que a terra ficasse ainda mais úmida. Mas a Prefeitura acabou liberando o trânsito na pista expressa da Marginal Pinheiros, ao lado da obra do Metrô, mantendo apenas o bloqueio na pista local.

O risco de chuva também levou os técnicos a adiar o desmonte de um guindaste com 40 metros de altura e 50 toneladas de peso, que corria risco iminente de desabar. No meio da tarde, entre as alternativas possíveis, o secretário de Transportes Metropolitanos, Luiz Portella, anunciou que o equipamento seria desmontado. Mas até as 21h o trabalho não havia sido iniciado.

Dez técnicos da Defesa Civil estavam atuando no local, em conjunto com equipes da prefeitura e do Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil não contabilizou quantas famílias terão que deixar suas casas nem quantos quilômetros precisarão ser isolados. De acordo com avaliação preliminar da Subprefeitura de Pinheiros, mais de 70 residências, além de imóveis comerciais, foram afetados pelo desmoronamento do túnel da linha do Metrô.