Título: Ejaculação politicamente precoce
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 13/01/2007, O País, p. 10

Cesar condena posição do PSDB, que pode afetar aliança com o PFL

RIO E BRASÍLIA. Além do racha interno no PSDB, a decisão da bancada tucana de apoiar a candidatura do petista Arlindo Chinaglia à presidência da Câmara pode comprometer a aliança estratégica que o partido manteve com o PFL durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os pefelistas estão fechados com a reeleição do presidente da Casa, Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

O prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL), ironizou as negociações comandas pelo líder da bancada tucana, Jutahy Magalhães, às vésperas de sua substituição.

¿ Um líder que não é mais líder, contatos pelo telefone, cargos na Bahia para quem já fez dobradinha com o Lula contra a campanha de Fernando Henrique Cardoso... isso terá um efeito tixotrópico, dentro e fora do PSDB. Ejaculação politicamente precoce ¿ alfinetou Cesar, usando um termo para explicar o fenômeno que ocorre com certos líquidos cuja viscosidade diminui quando agitados.

Já seu filho e líder do PFL na Câmara, Rodrigo Maia (RJ), preferiu não discutir o mérito da decisão tucana, mas salientou que tem posição diferente.

¿ Temos uma aliança tática com o PSDB no Congresso que tanto pode prosseguir em 2010, como não. Mas isso não significa que não possamos seguir por caminhos diferentes na forma de fazer oposição ¿ disse.

A decisão do PSDB poderá precipitar na próxima terça-feira o lançamento de uma candidatura alternativa. A escolha deverá ficar entre três nomes: Chico Alencar (PSOL-RJ), Fernando Gabeira (PV-RJ) e Luiza Erundina (PSB-SP).

¿ Embora seja quase uma causa perdida, essa iniciativa é necessária para a sociedade. Vamos enfrentar a tríplice aliança e a candidatura abúlica de Aldo Rebelo ¿ prometeu Alencar.