Título: Gol: objetos pessoais são devolvidos
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 13/01/2007, O País, p. 13

Famílias receberão os pertences das vítimas encontrados nos destroços do avião

BRASÍLIA. Cerca de dez mil objetos de uso pessoal encontrados nos destroços do Boeing da Gol que caiu em Mato Grosso, em 29 de setembro, serão devolvidos a partir da semana que vem às famílias das vítimas do acidente. São documentos de identidade, roupas, adereços femininos, equipamentos eletrônicos e brinquedos que, na maioria dos casos, estão inutilizados. Mas representam, para os parentes, a última recordação da vítima. Até agora, foram identificados pertences de 108 dos 154 passageiros que embarcaram no vôo.

¿ Tudo o que foi encontrado está deteriorado, sem condição de uso. A devolução será feita por razão sentimental ¿ disse o promotor Diaulas Ribeiro, que coordena a entrega dos bens.

O promotor contou que dois telefones celulares foram encontrados aparentemente em condições de uso. Ficaram intactos também cerca de cinco relógios da marca Dumont, acondicionados em latas de metal. Todos os objetos foram limpos, passaram por um processo de descontaminação e estão alojados em um galpão do Aeroporto Internacional de Brasília, sob os cuidados do Ministério Público.

Milhares de objetos que não tinham o nome do proprietário foram fotografados e deverão ser reconhecidos pelos familiares. Os parentes poderão receberão as imagens para tentar identificar os objetos. Outra parte do material que não pode ser diferenciada ¿ como peças íntimas e meias ¿ será destruída. As famílias já foram comunicadas por carta e poderão receber os pertences pelo Correio.