Título: Operação nas divisas começa na quarta-feira
Autor: Pontes, Fernando
Fonte: O Globo, 13/01/2007, Rio, p. 15

Força Nacional chega em 48h, e Marinha diz que legislação impede ajuda dos militares

Os primeiros 500 homens da Força Nacional de Segurança (FNS) chegam entre a amanhã e segunda-feira ao Rio e já na quarta-feira começam a se deslocar para o interior do estado, onde vão ajudar na Operação Divisa Segura. O anúncio foi feito ontem pelo governador Sérgio Cabral, durante a posse do novo comandante de Operações Navais e diretor-geral de Navegação da Marinha.

Os policiais da FNS vêm de avião e de ônibus para a capital, e na terça-feira devem se apresentar ao governo. Os planos da área da segurança do estado, no entanto, poderão enfrentar um impasse. O novo comandante de Operações Navais, o almirante de esquadra Kléber Luciano de Assis, terceiro na hierarquia da Marinha, disse que o policiamento no entorno dos quartéis, um pedido feito por Cabral ao presidente Lula, só poderá ser feito caso haja mudanças de legislação.

Na saída da cerimônia de posse do almirante, na Ilha do Mocanguê, em Niterói, o governador chegou a dizer que esperava nos próximos dias o início dos trabalhos dos militares.

¿ Isso (patrulhamento) depende das alterações que venham a ser feita na legislação. A legislação precisa ser mudada para que nos dê respaldo legal ¿ argumentou o almirante Kléber Luciano, afirmando que, por enquanto, a ajuda da Marinha ao governo será feita na área de inteligência.

O governador, que recebeu um telefonema do ministro da Defesa, Waldir Pires, durante a cerimônia de posse do almirante, ressaltou que foi o evento como forma de demonstrar como será a política de segurança do estado:

¿ A presença aqui vem de encontro com a nossa visão de integração com as Forcas Armadas. Aqui está o maior contingente da Marinha no Brasil. Na segunda-feira está chegando a Força Nacional e tenho certeza que em mais dias teremos a operação autorizada pelo presidente nas unidades militares (patrulhamento no entorno dos quartéis) ¿ disse.

A Operação Divisa Segura foi anunciada na semana passada durante a primeira reunião do Gabinete Integrado de Segurança do Rio, da qual participaram representantes do governo, das Forças Armadas, polícias Federal, Militar, Civil além do Judiciário. A medida tem como objetivo bloquear a entrada de armas e drogas no estado, recuperar carros roubados e prender bandidos que estão foragidos. Na segunda-feira, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, vem ao Rio para a criação oficial do gabinete de segurança.