Título: PM acaba com baile funk promovido por traficantes da Ladeira Tabajaras
Autor: Pontes, Fernando
Fonte: O Globo, 13/01/2007, Rio, p. 15

Segundo a PM, festa tinha objetivo de aumentar venda de drogas

A pedido dos moradores da Ladeira Tabajaras, o 19ºBPM (Copacabana) realizou ontem de manhã uma operação na favela e desmontou um palanque que estava sendo usado por bandidos para promoção de bailes funks, todas as sextas-feiras para fomentar o comércio de drogas. Segundo o comandante da unidade, tenente-coronel Romão Vilaça, as denúncias eram tantas que a possibilidade de trote ou exagero foi eliminada.

Ao chegarem na favela, os policiais encontraram um palanque já estava montado no meio da rua, onde, segundo os moradores, bandidos fortemente armados promovem os bailes funks, atraindo grande número de consumidores de drogas.

Moradores já não suportavam mais o barulho

¿ O som é tão ensurdecedor e potente que chega a estremecer as paredes da casa ¿ contou uma moradora.

De acordo com o coronel Vilaça, os traficantes identificados apenas pelos apelidos de Merenda, Repolho e Sagui seriam os responsáveis pela realização do baile. O primeiro foi expulso há pouco tempo do Morro Dona Marta, em Botafogo.

¿ Eles estão trazendo pessoas de fora para consumir droga aqui. Isso tem causado um transtorno para os moradores ¿ explicou o oficial.

No final da tarde o caminhão de som que todas as sextas leva o material para a realização do baile, começou a subir a Ladeira dos Tabajaras. A ordem do coronel foi para que o caminhão fosse apreendido. O material foi todo levado à 12ª DP (Copacabana).

Durante a operação, os policiais encontraram uma garrafa pet com gasolina, que estava no pátio de uma igreja. O coronel Vilaça desconfia que ela seria usada em algum ataque a policiais que ocupam o morro.