Título: Detido homem de tentativa de assalto
Autor: Pontes, Fernando
Fonte: O Globo, 13/01/2007, Rio, p. 15
Suspeito já cumpria pena de 17 anos, mas podia sair para fazer tratamento médico
Adalberto de Souza Moraes, de 26 anos, acusado pela polícia de envolvimento na tentativa do roubo do carro do advogado Nélio Machado, no dia 11 de novembro passado, na Lagoa Rodrigo de Freitas, foi preso ontem por policiais da 15 ªDP (Gávea). Ele foi detido quando chegava à Vara de Execuções Penais, no Fórum, no Centro do Rio, onde iria se encontrar com um advogado.
Adalberto estava cumprindo medida de segurança. Ele saía do Presídio Roberto Medeiros, em Bangu, às sextas-feiras em companhia de familiares, para tratamento médico, retornando à prisão às terças-feiras. Desde de 2002, ele cumpre pena de 17 anos por homicídio, mas alegou insanidade mental. Segundo a polícia, Adalberto tentaria, junto à Vara de Execuções Penais, deixar definitivamente o presídio alegando insanidade.
O assalto aconteceu por volta das 17h de um sábado, um dia após Adalberto Moraes ter deixado o presídio. A tentativa de roubo foi praticada por cinco homens armados. O advogado criminalista Nélio Roberto Seid Machado estava ao volante de seu Maserati, emplacado em São Paulo, e avaliado em cerca de R$650 mil. Ele estava acompanhado de seu motorista, Eduardo Henrique, que levou dois tiros ao tentar fugir dos criminosos.
A ação provocou correria e pânico na Avenida Epitácio Pessoa nas imediações do Estádio de Remo do Botafogo. Nélio Machado conseguiu atravessar a pista e entrou num táxi com Eduardo Henrique em direção ao Hospital municipal Miguel Couto.