Título: O lulismo
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 14/01/2007, O Globo, p. 3

Desde que o presidente Lula foi reeleito para novo mandato, cientistas políticos e jornalistas discutem a existência, ou não, de um fenômeno político chamado lulismo. O contraste de seu desempenho eleitoral com o do PT, que reduziu sua votação para a Câmara dos Deputados, alimenta o debate. Muitos petistas reagem. Alegam que a direita tenta separar o inseparável: Lula e o PT.

Essa não é a posição do professor Marco Aurélio Garcia, assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República e vice-presidente do PT. Para ele, há um processo crescente de identificação do povo com o presidente Lula e isso vai se transformar numa atmosfera política. Ele argumenta que isso nunca ocorreu no Brasil, nem com Getúlio Vargas, que implantou a legislação trabalhista. Sua avaliação é de que o lulismo está nascendo e esse fenômeno só pode ser comparado ao peronismo, na Argentina. Com uma diferença: Lula participou ativa e disciplinadamente da construção de um partido democrático e de esquerda, o PT, enquanto o ex-presidente Juan Domingo Perón liderava um partido, o Justicialista, que abrigava desde a extrema direita (cita o ex-ministro Lopez Rega) até a extrema direita (como o movimento Montoneros):

¿ Hoje não há getulistas no Brasil, mas há peronistas na Argentina. No futuro, independentemente do destino do PT, o lulismo persistirá.

Marco Aurélio acredita que daqui a dez ou 15 anos haverá uma geração de brasileiros bem-sucedidos vindos das classes mais baixas graças às políticas de promoção social e de distribuição de renda do governo Lula. Diz que está sendo gestada, graças ao ProUni, uma geração de intelectuais que saberá valorizar as realizações deste governo.

A posição adotada por Marco Aurélio, que desvincula o futuro do presidente Lula da trajetória do PT, provocará alguma polêmica entre os petistas. A maioria dos dirigentes do partido, sobretudo os que comandam as diversas tendências internas, não aceita que se faça essa distinção. Estes petistas consideram um sacrilégio reconhecer que Lula venceu as eleições graças a seu carisma e a despeito dos erros cometidos pelo PT. Alegam que se trata de uma tentativa solerte de enfraquecer o petismo no momento em que o presidente se prepara para fazer um governo de coalizão. Para Marco Aurélio, não há dúvidas: o PT é uma simbiose do petismo com o lulismo.