Título: União para abrir mercados à soja
Autor: Bouças, Cibelle
Fonte: O Globo, 18/08/2006, Agronégócios, p. B11

Os sojicultores dos Estados Unidos decidiram se aliar a produtores do Brasil, Argentina e Paraguai para buscar a abertura de novos mercados. Na segunda quinzena de setembro, produtores dos quatro países participam de uma missão na Índia para promover a soja produzida nas Américas. Participam da iniciativa a Associação Americana de Soja (ASA), o Comitê Unido da Soja (USB) dos EUA, a Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) e as associação dos produtores da Argentina e do Paraguai.

"Enquanto cada um brigar para ver quem vende a preço mais baixo, todo mundo sairá perdendo. O importante é conquistar mercados que paguem preços mais atraentes", afirmou Ricardo Arioli Silva, diretor da Aprosoja. Conforme Silva, a aproximação efetiva entre os países ocorreu na semana passada em Saint Louis (EUA), quando produtores sul-americanos participaram da reunião de planejamento estratégico para 2008 do Conselho de Exportação de Soja dos Estados Unidos da América (Ussec). As entidades querem negociar soja em grão e seus subprodutos a preços mais favoráveis no exterior. Entre os países mirados pelos sojicultores estão Índia, China e Japão.

A Índia recebeu prioridade em função de um trabalho já realizado pelos EUA e por ser o país com maior potencial de explosão geográfica. Estima-se que a Índia será o país mais populoso do mundo até 2040. Hoje, o país possui 1,1 bilhão de habitantes, contra 1,3 bilhão da China. O consumo de soja e derivados na Índia cresceu de 757 milhões de toneladas em 1996/97 para 2,703 bilhões de toneladas em 2004/05. Boa parte do farelo consumido na Índia vem do Brasil e parte do óleo é importado da Argentina.

Conforme dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), o consumo per capita de óleo de soja na Índia é de 2 quilos por ano, quando a média mundial é de 5 quilos. Fontes das indústrias acreditam que os países asiáticos também têm o maior potencial de expansão do consumo de farelo para ração animal. Segundo dados do USDA, enquanto nos países desenvolvidos o consumo per capita de carnes é de 91 quilos por ano, nos países em desenvolvimento, o volume é de 28 quilos. Estima-se que o consumo nesses países crescerá 22% até 2020, enquanto o consumo nos países desenvolvidos deverá crescer apenas 6,5%.

Fernando Muraro, analista da Agência Rural, observa que hoje 45% das vendas internacionais do complexo soja têm como destino a China. "O grande potencial de expansão está na Ásia", afirmou. Nos últimos quatro anos, os produtores americanos investiram US$ 4 milhões em ações de prospecção na Índia.

Os registros de exportação de soja em grão da safra 2006/07 até 15 de agosto somaram 24,415 milhões de toneladas, ou 96,8% do total a ser embarcado de fevereiro de 2006 a janeiro de 2007 (estimado em 25,2 milhões), segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).