Título: Lula volta das férias com agenda cheia
Autor: Vasconcelos, Adriana e Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 15/01/2007, O País, p. 5

Problemas incluem medidas econômicas, encontro com Chávez e eleição da Câmara

QUITO. Depois de dez dias descansando no Guarujá, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva volta hoje ao Palácio do Planalto com uma série de problemas para resolver, tanto na área política quanto na econômica. Lula terá de bater o martelo sobre as medidas do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e negociar o acordo entre os aliados para a escolha do presidente da Câmara, para evitar o acirramento da disputa entre Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Arlindo Chinaglia (PT-SP). Tudo intercalado com uma agenda de compromissos internacionais que inclui um encontro com o presidente venezuelano Hugo Chávez e a cúpula do Mercosul.

A semana começa com a posse do presidente do Equador, Rafael Correa, hoje em Quito. Lula ficará menos de seis horas em na capital equatoriana: chegará no início da manhã e participará somente da solenidade de posse no Congresso Nacional. Ainda na área internacional, participará da reunião de cúpula do Mercosul, no Rio. Será a oportunidade de conversar com Chávez, depois da decisão do governo venezuelano de estatizar as empresas de energia e telefonia.

Outro assunto que tomará a agenda de Lula é a sucessão na Câmara. A definição do futuro presidente da Casa tem relação direta com a formação do novo ministério. Os novos ocupantes da Esplanada só serão anunciados depois da eleição. Mas Lula terá um momento de descontração. Quarta-feira, deve receber o time do Internacional de Porto Alegre, campeão do Mundial de Clubes da Fifa de 2006.