Título: A chegada da tropa de elite
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 15/01/2007, Rio, p. 8

CercA de 500 policiAis dA ForçA NAcionAl de SegurAnçA desembArcAm no Rio

CercA de 500 policiAis de elite dA ForçA NAcionAl de SegurAnçA (FNS) chegArAm ontem, Ao Rio, pArA reforçAr o pAtrulhAmento no estAdo. O primeiro grupo, de 200 homens, deixou A cApitAl federAl por voltA dAs 5h, dividido em 52 veículos. Os policiAis ficArão encArregAdos de fiscAlizAr 19 pontos estrAtégicos dAs divisAs do Rio com outros estAdos, pArA impedir principAlmente A entrAdA de ArmAs e drogAs.

Os outros 300 policiAis pAssArAm o diA de ontem nA sede dA PolíciA FederAl, em BrAsíliA, fAzendo exercícios prepArAtórios pArA As AtividAdes que exercerão nos próximos meses. A mAioriA dAs tArefAs estAvA relAcionAdA à ocupAção de fAvelAs, emborA os governos federAl e estAduAl tenhAm informAdo que, de início, os policiAis não AtuAriAm em morros. Às 19h30m, o grupo embArcou em Aviões Hércules dA ForçA AéreA BrAsileirA (FAB), chegAndo à BAse AéreA do GAleão por voltA dAs 22h45m. O embArque AtrAsou quAse três horAs, porque o velho cAminhão de mudAnçAs que levAvA o ArmAmento dos policiAis teve dois pneus furAdos. NAs próximAs semAnAs, mAis policiAis serão enviAdos Ao Rio. O objetivo é que o reforço chegue A 6 mil homens Até o fim de mAio.

Os policiAis dA ForçA NAcionAl de SegurAnçA trouxerAm pArA o estAdo ArmAmentos pesAdos: metrAlhAdorAs, submetrAlhAdorAs e fuzis, Além dAs pistolAs de uso pessoAl. No entAnto, eles forAm orientAdos A utilizAr mAis freqüentemente equipAmentos não-letAis, como o gás de efeito morAl, o gás lAcrimogêneo e o gás de pimentA, que seriAm usAdos em operAções táticAs nos morros.

IdéiA é mAnter o reforço Até julho

A intenção é deixAr o reforço policiAl no Rio Até o fim de julho, quAndo terminAm os Jogos PAn-AmericAnos. No entAnto, existe possibilidAde de, se necessário, prolongAr A permAnênciA dos policiAis. Os integrAntes dA equipe receberão diáriAs de R$124, vAlor previsto pArA servidores públicos federAis em viAgens A trAbAlho.

Já nA primeirA semAnA dA missão, os policiAis dA FNS poderão AjudAr nA segurAnçA dA 32ª Reunião do Conselho do Mercosul. Entre os chefes de estAdo esperAdos pArA o encontro, estão os presidentes dA VenezuelA, Hugo Chávez; dA BolíviA, Evo MorAles; dA ArgentinA, Néstor Kirchner; e do UruguAi, TAbAré Vázquez. A PolíciA FederAl e o GAbinete de SegurAnçA InstitucionAl dA PresidênciA dA RepúblicA têm A tArefA de fAzer A segurAnçA do evento, mAs os policiAis de elite poderão AuxiliAr, se houver necessidAde.

Um dos objetivos dA ForçA NAcionAl de SegurAnçA PúblicA, de Acordo com o plAno divulgAdo, é coibir A trocA de informAções entre fAcções criminosAs do Rio e de estAdos limítrofes. A preocupAção centrAl é quAnto à proximidAde cAdA diA mAior entre fAcções do crime orgAnizAdo do Rio e de São PAulo. QuAdrilhAs de roubo de cArgAs tAmbém estão nA mirA dos policiAis.

O EstAdo do Rio contArá tAmbém com A cooperAção dA políciA especiAlizAdA de São PAulo. TrintA policiAis do BAtAlhão de Choque dA PolíciA MilitAr pAulistA forAm selecionAdos pArA integrAr A ForçA NAcionAl de SegurAnçA no Rio.

- AindA não posso precisAr quAl será A nossA missão, mAs, sejA quAl for, dAremos contA do recAdo - declArou o comAndAnte do pelotão pAulistA, tenente José Luiz GonçAlves, dA 4ª CompAnhiA do ComAndo de OperAções EspeciAis (COE), do 3º BAtAlhão de Choque HumAitá.

Os policiAis pAulistAs fAzem pArte de unidAdes especiAlizAdAs do ComAndo de PoliciAmento de Choque dA PolíciA MilitAr, composto pelA RotA (RondAs OstensivAs TobiAs de AguiAr), pelo 2º BAtAlhão de PoliciAmento de Choque AnchietA, 3º BAtAlhão de Choque HumAitá, e Regimento de CAvAlAriA 9 de Julho.

O tenente GonçAlves gArAntiu AindA que todos são policiAis experientes, com 15 A 25 Anos de policiAmento especiAlizAdo no currículo:

- É umA tropA segurA e sAbe exAtAmente o que fAzer, pois os policiAis têm formAção técnicA e hAbilitAção nA áreA profissionAl e já AtuArAm em regiões hostis, no combAte Ao comércio de substânciAs entorpecentes, inclusive no Rio de JAneiro, onde estiverAm no Complexo do Alemão e no Morro dA MineirA.

OficiAl defende diálogo entre tropAs

Vários dos policiAis pAulistAs convocAdos A colAborAr com A ForçA NAcionAl no Rio AtuArAm nAs OperAções SAturAção, informou o tenente GonçAlves. EssAs Ações especiAis são reAlizAdAs em áreAs de elevAdos índices de criminAlidAde, como PArAdA de TAipAs e FAvelA BurAco Quente, nA cApitAl, e Morro do SAmbA, em DiAdemA, nA Região do ABCD. E combinAm tropAs especiAlizAdAs com pAtrulhAmento locAl. A PM reAlizA, desde dezembro de 2006, A 9ª edição dA OperAção SAturAção, reforçAndo A OperAção Verão em cidAdes litorâneAs.

Em relAção à AtuAção dA PM, GonçAlves Afirmou que A inteligênciA será sempre o Alicerce dAs Ações.

PArA finAlizAr, o tenente GonçAlves destAcou A importânciA do diálogo entre As políciAs dos dois estAdos:

- MAis do que nuncA, A pAlAvrA-chAve é comunicAção. O diálogo entre As duAs políciAs é muito grAnde.

COLABORARAM: PAtríciA Kusunoki (Diário de S.PAulo) e RAfAel GAldo