Título: Fruet pode ser lançado candidato
Autor: Vasconcelos, Adriana e Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 16/01/2007, O País, p. 5

Grupo independente estuda concorrer com tucano e apoiar Aldo no 2º turno

BRASÍLIA. A disputa pela presidência da Câmara poderá embolar ainda mais se um grupo de parlamentares independentes optar por lançar hoje o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) como candidato alternativo. Na eventualidade de um segundo turno, esse grupo pode apoiar a reeleição do presidente Aldo Rebelo (PCdoB-SP) contra o líder do governo Arlindo Chinaglia (PT-SP). Mas antes de aceitar o desafio, o tucano pediu ao colega de legenda Paulo Renato Souza (SP), eleito deputado federal, que fizesse ontem uma sondagem no PSDB para saber se a iniciativa teria boa receptividade ou apenas contribuiria para ampliar o racha provocado na semana passada, depois que o líder do partido, Jutahy Magalhães Júnior (BA), anunciou apoio à candidatura do petista.

Fruet deverá participar de uma reunião com os deputados tucanos que contestam o resultado da consulta pelo telefone organizada por Jutahy, que referendou o apoio do partido a Chinaglia. Fruet antecipou que só entrará na disputa se seu nome tiver um mínimo de viabilidade, o que significaria contar com cerca de 15% a 20% dos votos.

- Vamos ver a receptividade do PSDB a essa iniciativa. Temos de avaliar a viabilidade dessa candidatura alternativa e o seu potencial de disputa. Porque uma candidatura apenas para marcar posição dificilmente vai prosperar - ponderou Fruet.

Fernando Henrique apoiaria a candidatura alternativa

Embora a idéia inicial dos independentes fosse apresentar uma espécie de anticandidatura, como forma de inserir na agenda da eleição a discussão sobre a necessidade de garantir maior transparência aos gastos e atos da Casa, a iniciativa ganhou força nos últimos dias e é vista como uma forma de levar a eleição ao segundo turno.

A escolha desse candidato alternativo estava dividida entre Fernando Gabeira (PV-RJ), Chico Alencar (PSOL-RJ) e Luiza Erundina (PSB-SP). Mas agora poderá afunilar para o nome de Fruet, por ele ser de um partido maior e poder capitalizar o racha no PSDB. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e seu grupo estimulam a candidatura alternativa.

O líder do PFL, deputado Rodrigo Maia (RJ), que apóia Aldo, admite que a candidatura alternativa é importante para a instituição e poderá surpreender. (Adriana Vasconcelos)