Título: Pressionado, Jutahy antecipa reunião no PSDB
Autor: Vasconcelos, Adriana e Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 16/01/2007, O País, p. 5

Bancada decidirá se mantém o apoio a Chinaglia; grupo que defende Aldo ganha adesão de três governadores

BRASÍLIA. Diante do racha no PSDB provocado pela decisão de apoiar a candidatura do petista Arlindo Chinaglia (SP) para a presidência da Câmara, o líder tucano, deputado Jutahy Magalhães (BA), decidiu antecipar para o próximo dia 23 a reunião da bancada prevista inicialmente para o dia 30. A antecipação foi sugerida pelo deputado Antonio Carlos Pannunzio (SP), que deverá suceder Jutahy na liderança a partir de fevereiro.

Faz parte da estratégia para tentar reduzir a pressão da executiva nacional do PSDB - que se reunirá dois dias depois - e de estrelas como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o líder no Senado, Arthur Virgílio (AM), para que a bancada da Câmara reveja sua posição.

- Tenho convicção de que a bancada ratificará a posição. Para não ter dúvida sobre a legitimidade da decisão, faremos uma reunião com nova votação. Isso tira de forma definitiva qualquer suspeita sobre a lisura da consulta. A bancada é soberana - disse Jutahy.

As reações do grupo que defende o apoio à reeleição de Aldo Rebelo (PCdoB-SP) continuam fortes. Pelo menos três governadores tucanos engrossaram o coro dos descontentes com o apoio da bancada a Chinaglia: Yeda Crusius (RS), que esteve ontem com Fernando Henrique, Teotônio Vilela Filho (AL) e Cássio Cunha Lima (PB).

Cunha Lima reclama da decisão de Jutahy

Depois de uma audiência com a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o governador da Paraíba criticou a atitude do líder do PSDB, alegando que os deputados de seu estado nem sequer foram consultados.

- Fiquei surpreendido com a decisão do Jutahy, sem consulta prévia à bancada. Uma decisão deste alcance não pode não ter sido compartilhada. Os deputados de meu estado não foram consultados - contou.

Cássio disse que na semana passada ligou para o governador de São Paulo, José Serra, para saber se ele sugerira a Jutahy que apoiasse Chinaglia em troca do voto petista a um candidato tucano para a presidência da Assembléia Legislativa paulista:

- Ele negou e disse que isso era coisa do Jutahy. Aí eu lhe disse que se o acordo fosse verdadeiro era para ele me avisar para eu também fazer uma composição na Assembléia.

"Sou da ala Aldo Rebelo", diz governador de Alagoas

O governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB), disse em BrasÍlia que Aldo tem mais identificação com o PSDB:

- Sou da ala Aldo Rebelo. Entendo que é o melhor para a Câmara e o que mais se identifica com a postura do PSDB. Não há apoio da bancada a Chinaglia, mas sim, de parte dos deputados. Os outros vão com Aldo.

Cerca de 15 deputados tucanos pretendem se reunir hoje para traçar uma estratégica para reverter a decisão.

- A solução Chinaglia é um desastre para a instituição e para o PSDB, por isso todos os que estão desconfortáveis com essa decisão estão sendo chamados a Brasília - justificou o deputado José Aníbal (PSDB-SP).

- Esse acordo é inaceitável e não tem a ver apenas com o interesse da Câmara. Mexe com o país, com a sociedade. Por isso, a melhor coisa é revê-lo- disse Arthur VirgÍlio.

COLABOROU Gerson Camarotti

"Sou da ala Aldo Rebelo. É o melhor para a Câmara e o que mais se identifica com o PSDB"

TEOTÔNIO VILELA FILHO

Governador de Alagoas

"Fiquei surpreendido com a decisão do Jutahy. Os deputados de meu estado não foram consultados"

CÁSSIO CUNHA LIMA

Governador da Paraíba