Título: Procurador será destituído
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 16/01/2007, O País, p. 9

Vicente Cruz teria planejado morte de colega

O Ministério Público do Amazonas pretende destituir do mandato o procurador Vicente Cruz, suspeito de arquitetar um plano para assassinar o também procurador Mauro Campbell, em Manaus. A decisão foi tomada ontem pelo colégio de procuradores do Ministério Público, que vai iniciar o processo de impeachment de Cruz.

As suspeitas sobre Cruz tornaram-se mais fortes depois que o ex-policial militar Lenilson Braga, preso no fim de semana, teria confessado que recebeu R$20 mil para matar Campbell. Braga diz que recebeu o dinheiro do intermediário Élson Moraes, ainda foragido. A polícia encontrou comprovantes bancários no carro de Braga que confirmam o depósito. Moraes presta serviços a Cruz há cerca de sete anos. O ex-PM teria confessado a participação na trama ao procurador João Bosco Sá Valente e ao promotor Carlos Coelho, integrantes da comissão criada para investigar o caso. O Ministério Público não confirma a informação, já que as investigações estão em segredo de Justiça.

O chefe em exercício do Ministério Público, Evandro Paes de Farias, disse que a comissão do Ministério Público irá se reunir para decidir se pede novamente a prisão de Cruz. A expectativa é que até amanhã a comissão tenha concluído as investigações sobre o caso.