Título: Vias expressas já tem novo esquema de patrulhamento
Autor: Gripp, Alan e Magalhães, Luiz Ernesto
Fonte: O Globo, 16/01/2007, Rio, p. 10

Objetivo é aumentar a segurança dos turistas que desembarcam no aeroporto e seguem para a Zona Sul

Começou ontem o patrulhamento especial da Polícia Militar com o objetivo de garantir a segurança nas vias expressas. As patrulhas espalharam-se por dois eixos. Do início da Linha Vermelha, na saída da Via Dutra, até o Túnel Rebouças são 13 pontos estratégicos. Da Perimetral, passando pelo Aterro do Flamengo, até o Túnel do Pasmado, em Botafogo, são outros dez pontos que contam com carros baseados. Serão 276 policiais, mais que o dobro dos 122 que operavam apenas na Linha Vermelha, e que vão atuar 24 horas por dia, segundo a PM.

O patrulhamento estava programado para começar pela manhã, mas os policiais estiveram reunidos com o major Cláudio, do Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRv), que será responsável por comandar o Módulo Operacional em Vias Especiais (Move). Foram passadas as estratégias de patrulhamento e a posição onde as patrulhas estarão baseadas. Outros sete carros e 12 motos do Grupamento Tático de Motociclistas farão rondas regulares pelas vias, em comboios. Um tenente ficará responsável por supervisionar cada eixo.

- Ainda estamos estudando o correto posicionamento dos policiais. Mas a presença das patrulhas pelos dois eixos já dá uma sensação de segurança à população - explicou o comandante do BPRv, Ricardo Pacheco.

Parte da frota composta por 30 carros foi substituída por novos veículos. A polícia afirma que o patrulhamento especial vai funcionar por tempo indeterminado.

Por enquanto, o policiamento atinge as principais vias utilizadas por turistas que chegam ao Rio e seguem para a Zona Sul. Mas o Comando Geral da PM estuda a ampliação do policiamento para outras vias expressas, como a Linha Amarela e a Avenida Brasil, ainda sem data para começar.

Vias expressas são alvos freqüentes de assaltos

Na madrugada de sexta-feira passada, 15 pessoas foram vítimas de um arrastão nas proximidades do Túnel Rebouças, no Rio Comprido. No dia 5, seis turistas foram assaltados na Linha Vermelha, quando iam do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, para Copacabana. Em novembro, um grupo de turistas ingleses foi assaltado por quatro homens armados com pistolas e que carregavam pelo menos uma granada, em frente ao Museu de Arte Moderna, no Aterro do Flamengo.

Em janeiro do ano passado, outros 33 visitantes ingleses tiveram o ônibus que os levaria ao Copacabana Palace interceptado por três bandidos, também no Aterro.