Título: Exército nas ruas para proteger chefes de Estado
Autor: Gripp, Alan e Magalhães, Luiz Ernesto
Fonte: O Globo, 16/01/2007, Rio, p. 10

Soldados vigiam vias de acesso da cidade

Homens do Exército estão fazendo a segurança de algumas vias de acesso ao Rio. Por decisão da Presidência da República, os militares foram designados para patrulhar áreas e vias expressas por onde passarão os chefes de Estado que participam da 32ª reunião do Mercosul, na quinta-feira, na cidade. Ontem já era possível ver soldados posicionados em passarelas na Avenida Brasil.

De acordo com o Comando Militar do Leste, que coordena a operação, Marinha, Aeronáutica, o Departamento de Polícia Federal e órgãos de segurança pública do Estado e do município também participam do esquema. Na quinta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará no Rio. Ele presidirá a reunião com os outros chefes de Estado.

Enquanto se organizam para ajudar na segurança do encontro do Mercosul, as Forças Armadas ainda não têm prazo para o início do patrulhamento no entorno dos quartéis. O pedido havia sido feito pelo governador Sérgio Cabral ao governo federal, durante a primeira reunião do Gabinete Integrado do Rio, há duas semanas.