Título: Equipamento velho, nova pane
Autor: Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 16/01/2007, Economia, p. 19

Aeronáutica reconhece que falha no Sul foi causada por obsolescência de máquina

O primeiro apagão aéreo de 2007, ocorrido no fim de semana, foi causado pela obsolescência dos equipamentos de comunicação do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 2), localizado em Curitiba e responsável pelo monitoramento em toda a Região Sul. O reconhecimento foi feito ontem, ao GLOBO, oficialmente, pelo Comando da Aeronáutica. Os militares não sabem precisar que tipo de falha ocorreu na máquina - que, com 20 anos de uso, é a mais antiga do Brasil e está em processo de troca, a ser completado em até dois meses.

- Algumas freqüências de comunicação apresentaram problemas. A equipe ainda está averiguando exatamente as causas, mas sabemos que (a pane) foi devido ao desgaste de um equipamento de 20 anos, que já está sendo trocado - disse o Comando da Aeronáutica, por meio de seu centro de comunicação social.

A Força Aérea não sabe dizer, por exemplo, se nas três panes desde sexta-feira houve perda total ou parcial de comunicação com as aeronaves ou se a comunicação estava apenas com interferências. Isso porque não só a máquina é velha, mas também seu sistema operacional. Os relatos dos momentos de apagão mostram que os técnicos estavam perdidos tanto sobre a origem da pane quanto em relação aos procedimentos para consertá-la.

Controlador fez alerta em dezembro

Segundo o próprio Comando da Aeronáutica, a busca por uma solução que restabelecesse a comunicação foi feita por tentativa e erro:

- Em alguns momentos, não sabíamos qual o problema. Reiniciávamos o equipamento e ele voltava a funcionar - disse um dos interlocutores que falou pelos militares.

Para os controladores, o episódio é mais um capítulo na falta de articulação e planejamento dos órgãos envolvidos no acompanhamento do setor e indica manutenção deficiente. Presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção dos Vôos, Jorge Botelho, disse que governo e militares sabiam do risco de pane nos equipamentos de Curitiba:

- Temos a informação de que essa última falha foi causada por desgaste nos equipamento. Se os militares já admitem isso, é um fato positivo, não precisamos procurar documentos para provar. Mas temos de lembrar que o problema já era previsto e que, inclusive, avisamos dos riscos de panes em Curitiba em dezembro, durante as reuniões do grupo de trabalho do governo para repensar o controle aéreo.

No sábado e no domingo, ao menos 425 vôos sofreram atrasos superiores a uma hora e 62 foram cancelados - embora este número tenda a ser maior, já que o balanço da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) não compreende a totalidade desses dias. No sábado, um em cada três vôos sofreu problemas e, no domingo, um em cada quatro. O ápice da crise foi na sexta-feira.

Em dezembro - quando uma falha no sistema de comunicação do Cindacta 1, em Brasília, provocou o dia de maiores atrasos e cancelamentos da história do país - o presidente Lula assegurou que os brasileiros não mais enfrentariam apagões por problemas nos aparelhos de controle.

- Quero que o Brasil passe o Natal tranqüilo. Você pode sofrer quando há chuva demais, quando cai uma torre, mas por causa de aparelho para controlar vôo não vamos sofrer mais - disse Lula no dia 9 de dezembro. - Acho que a alta temporada será tranqüila.

Na época, o ministro da Defesa, Waldir Pires, e o Comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, anunciaram providências.

- Estamos planejando trocar nosso equipamento a cada três anos. O do Cindacta 1, em Brasília, tem seis anos, o de Curitiba, que está sendo trocado, tem 20. Também estamos trocando o de Recife - disse Pires em audiência pública do Congresso no dia 14 de dezembro.

A troca dos equipamentos de Curitiba, orçada em R$10 milhões, já começou e deve ser completada no meio do ano. O Comando da Aeronáutica disse que a máquina, fonte das falhas, ainda é a antiga - embora em dezembro, além de reforçar a importância da renovação dos equipamentos de Curitiba, tenha sido anunciada a duplicação dos sistemas de monitoramento.

- Fechamos um contrato com o fabricante de manutenção preventiva e corretiva do sistema de comunicação, com acompanhamento de engenheiros da FAB, e também haverá mais recursos para a atualização de outros equipamentos de comunicação via satélite e telefônica - disse Bueno na crise de 5 de dezembro.

Há risco de mais falhas até março

Segundo os militares, a modernização de Curitiba não envolve apenas o equipamento de comunicação, mas também consoles de trabalho dos controladores e telas. A expectativa é que o novo sistema esteja operando de 30 a 60 dias. Até lá, novas falhas podem ocorrer, com risco de um efeito-cascata para outras regiões.

Segundo o presidente da Associação dos Controladores de Vôo do Rio de Janeiro, Jorge Nunes Oliveira, um grupo de controladores se reunirá hoje no aeroporto Tom Jobim para debater o assunto:

- Queremos saber exatamente o que está acontecendo em Curitiba.

Os problemas ocorridos no fim de semana ainda causavam reflexos na manhã de ontem. Até meio-dia, segundo boletim da Anac, cerca de 15% dos vôos (55 dos 359 trechos programados) tiveram demoras superiores a uma hora. Outros 34 foram cancelados. Os números são semelhantes aos da manhã de domingo. Na TAM, 15% dos vôos tiveram atrasos superiores a uma hora ontem.

COLABOROU Bruno Rosa

DESILUDIDOS, PASSAGEIROS NÃO COBRAM PREJUÍZOS, na página 20