Título: Gabinete será formado por novatos na política
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 16/01/2007, O Mundo, p. 27

Ministros de tendência esquerdista têm história de amizade com o presidente

QUITO. Um Gabinete jovem, sem experiência política, de esquerda, mas progressista. O Ministério de Rafael Correa terá 19 pessoas - oito mulheres, que ocuparão pastas importantes como Relações Exteriores e Defesa, essa última pela primeira vez na história do Equador - todas com idades entre 40 e 55 anos. A Casa Civil será de Gustavo Larrea, advogado, especialista em direitos humanos, principal articulador da meteórica campanha de Correa à Presidência. Assim como seus ministros, Correa, de 43 anos, não tem experiência política - foi ministro da Economia por três meses.

O Ministério da Economia será de Ricardo Patiño e o de Energia do economista Alberto Acosta, um comentarista político bastante conhecido no Equador. Os três são amigos de Correa e com ele participaram da ONG Fórum Equador Alternativo, criada há alguns anos para discutir alternativas ao desenvolvimento do país - já contrárias ao neoliberalismo e ao pagamento da dívida externa.

A chanceler María Fernanda Espinosa é antropóloga e especialista em populações indígenas da Amazônia, nunca tendo ocupado um cargo público. Guadalupe Larriva, ministra da Defesa, é professora e ativa dentro dos sindicatos dos magistrados. Já o poeta Antonio Preciado é o primeiro negro a ocupar um ministério, e ficará a cargo da Cultura. A indígena Mónica Chuji ficará a cargo do Ministério das Comunicações, e Fander Falconí, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), ocupa a pasta de Planejamento e Desenvolvimento.