Título: Fidel teria problemas para cicatrizar corte
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 16/01/2007, O Mundo, p. 27

QUITO. O presidente de Cuba, Fidel Castro, apresenta problemas de cicatrização no corte da cirurgia intestinal à qual foi submetido no ano passado, informou ontem à agência de notícias Reuters um diplomata cubano.

A fonte, que integra a delegação presidencial do governo de Havana que está em Quito para a posse do novo governo equatoriano, pediu para não ser identificada por estar abordando um tema "delicado". O diplomata descartou ainda que Fidel tenha câncer, como suspeitam alguns analistas nos Estados Unidos.

- Fidel tem problemas para que os pontos cicatrizem - garantiu o diplomata, sem dar mais detalhes sobre o atual estado de saúde do líder cubano.

Ele informou, no entanto, que, num dia de dezembro - ele não citou qual - Fidel teria voltado à sala de cirurgia por sete vezes.

Nenhum funcionário do governo cubano em Havana estava disponível para comentar as declarações do diplomata.

O líder cubano, de 80 anos, passou o poder a seu irmão mais novo, Raúl, no dia 31 de julho passado para se submeter a uma intervenção cirúrgica intestinal em razão de uma doença não revelada. Desde então, Fidel não aparece em público. Apenas algumas fotografias foram divulgadas.

Vários especialistas em problemas intestinais especularam que o líder cubano teria câncer. A informação nunca foi confirmada por Havana.