Título: Movimento suprapartidário, mesmo dividido, lança nome de Gustavo Fruet
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 17/01/2007, O País, p. 4

Decisão representa vitória de tucanos contrários ao apoio ao petista Chinaglia

BRASÍLIA. Mesmo dividido - já que o PSOL anunciou sua saída do grupo - o movimento suprapartidário que buscava uma candidatura alternativa para a presidência da Câmara conseguiu fechar ontem um acordo, lançando o nome do deputado Gustavo Fruet (PSDB-SP) para a disputa. O anúncio representa uma vitória dos tucanos que discordavam da decisão tomada na semana passada pela bancada do PSDB de apoiar a candidatura do petista Arlindo Chinaglia (SP), e poderá ter reflexo também na campanha à reeleição do atual presidente da Casa, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que vinha perdendo espaço e agora aposta num segundo turno para ampliar o apoio ao seu nome.

O lançamento da candidatura de Fruet foi feito pelo deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) no fim da reunião do grupo da terceira via, que começou desacreditada, com apenas 16 deputados e o veto prévio do PSOL ao nome de qualquer tucano. O PSOL concluiu que suas bases não entenderiam o apoio a um candidato do PSDB e manifestou sua preferência pela candidatura de Luiza Erundina (PSB-SP). Nem mesmo o compromisso de Fruet de adotar o programa definido pelo PSOL fez com que o partido voltasse atrás.

Tucano anuncia plataforma

Disposto a dar um caráter de defesa da instituição à sua candidatura, Fruet disse que não quer ser um mero candidato de oposição. Entre seus compromissos estão a autonomia do Parlamento, o voto aberto, a racionalização e transparência dos gastos da Câmara, a fixação de critérios permanentes para o reajuste dos subsídios dos parlamentares que nunca ultrapassem os índices oficiais de inflação, a reavaliação da verba indenizatória e a fixação definitiva do teto salarial para os três poderes.

O tucano deixou claro que não pretende apoiar o aumento de 91%, aprovado pelas Mesas da Câmara e do Senado no fim do ano passado e vetado dias depois pelo Supremo Tribunal Federal. Outra prioridade será a aprovação da reforma política inda no primeiro semestre.

- Quero deixar claro que não é uma anticandidatura. É uma candidatura institucional pelo resgate da imagem da Câmara -- disse Fruet.

Raul Jungmann (PPS-PE) anunciou a decisão unânime da executiva nacional de seu partido de apoiar Fruet. Já Gabeira disse que falava em nome pessoal, uma vez que o PV ainda não se posicionou oficialmente.

Chinaglia disse respeitar a candidatura de Fruet, mas que esse fator não altera o rumo de sua campanha. Ele disse estar confiante na vitória e também na palavra do líder do PSDB, Jutahy Magalhães (BA).

- Estou absolutamente tranqüilo com o PSDB. Dou o testemunho da correção do líder Jutahy e o respeito à proporcionalidade. O PSDB tem cumprido religiosamente o que tem dito.

COLABOROU Evandro Éboli