Título: Lula promete tratar prefeitos de todos os partidos com igualdade
Autor: Gois, Chico de e Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 18/01/2007, O País, p. 8

Declaração foi feita em solenidade na qual apenas oito eram de oposição

BRASÍLIA. Numa solenidade com 133 prefeitos, dos quais apenas oito eram de partidos da oposição (um do PFL, dois do PSDB e cinco do PPS), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que "ninguém será tratado melhor porque falou bem ou mal" do governo e usou como exemplo o prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL).

- De vez em quando, na hora de fazer o discurso político, o Cesar exagera, mas na hora de fazer o reconhecimento das coisas que fazemos para a cidade, vi o Cesar Maia dizer que nós, em quatro anos, colocamos mais dinheiro no Rio de Janeiro do que os outros em 20 anos.

Lula conversou com o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, para combinar um encontro com prefeitos da Baixada Fluminense hoje, no Rio de Janeiro, onde o presidente participar de encontro do Mercosul.

Lula afirmou que se incomoda mais com o time para o qual torcem os prefeitos do que sua filiação partidária.

- Não quero saber de que partido os senhores e as senhoras são, não me interessa.

Lula diz que prefeitos terão surpresa com o PAC

Na solenidade, 52 prefeitos eram do PT, a maior bancada. Segundo Lula, não é a amizade dos prefeitos com algum representante do governo que facilitará a liberação de recursos, mas a apresentação de projetos exeqüíveis. Lula assinou decreto regulamentando a lei dos consórcios públicos, que vai facilitar a gestão compartilhada entre os entes federativos, e fez algumas promessas:

- Espero que a gente volte à reforma tributária e defina a questão de 1% do FPM (Fundo de Participação dos Municípios, antiga reivindicação dos prefeitos).

Lula adiantou que os prefeitos terão "uma bela surpresa" com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que será anunciado na segunda-feira, embora não tenha dado detalhes. O presidente anunciou que a Caixa Econômica irá criar, em cada capital, um local específico para atender aos prefeitos, evitando, desta maneira, que eles tenham de se deslocar até Brasília em busca de recursos.