Título: Tanques do Exército ocupam ruas do Rio
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 18/01/2007, Economia, p. 25

Guarda municipal terá esquema especial para o evento, com 58 guardas diários

Desde o fim da manhã de ontem, Linha Vermelha, Avenida Brasil, Perimetral, Aterro do Flamengo e os acessos até o Hotel Copacabana Palace estão sendo patrulhados por soldados do Exército. As equipes, que contam com tanques, ficarão em pontos estratégicos para dar segurança aos presidentes de países que fazem parte do Mercosul. Eles começaram a chegar ontem ao Rio, para a Reunião da Cúpula dos Chefes de Estado, que acontece hoje e amanhã no Hotel Copacabana Palace.

O patrulhamento do Exército começou por volta da 11h de ontem, quando as tropas desembarcaram em pontos específicos na Linha Vermelha, desde a saída do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim. As equipes ficaram posicionadas ao longo da via enquanto um carro, com quatro homens munidos de fuzis, fazia o patrulhamento móvel. Além do Exército, agentes da Polícia Federal farão escolta das comitivas dos onze chefes de estado.

Na Avenida Brasil, os soldados se posicionaram nas passarelas ao longo da Via Expressa. Houve também patrulhamento na Perimetral, no Aterro do Flamengo, no acesso à Leopoldina e em Copacabana.

Marinha, FAB e Polícia Federaltambém garantirão segurança

A presença de todo o aparato militar na Linha Vermelha despertou a curiosidade de motoristas e chegou a causar congestionamento no sentido Centro no fim da manhã de ontem. Além dos militares do Exército, também participam do esquema de segurança a Marinha, a Força Aérea Brasileira, a Polícia Federal e os órgãos de segurança do estado e do município do Rio de Janeiro.

A cúpula do Mercosul se reúne para discutir propostas de cooperação econômica entre os países que integram o bloco. A reunião contará com a presença dos presidentes da Argentina (Néstor Kirchner), Venezuela (Hugo Chávez), Uruguai (Tabaré Vázquez) e Paraguai (Nicanor Duarte Frutos). O presidente da Bolívia, Evo Morales, comparece na condição de convidado.

A Guarda Municipal do Rio anunciou um esquema especial para a reunião e vai atuar com 58 guardas diários, sendo 42 para controle de trânsito. Destes, 13 estarão na Avenida Atlântica e nas vias de acesso à Copacabana, que sofrerão bloqueios para a passagem das comitivas. Os outros 29 guardas de trânsito, fiscalizarão o entorno do eventos, como o Copacabana Palace, o Sofitel (onde as delegações ficarão hospedadas), o Palácio Itamaraty (Centro), além de Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador.