Título: Davos mais longe de Hollywood
Autor: Oliveira, Eliane e Peña Bernardo de la
Fonte: O Globo, 18/01/2007, Economia, p. 27

Na pauta, menos estrelas e mais Oriente Médio

GENEBRA. O encontro que reúne anualmente no resort suíço de Davos celebridades do mundo empresarial e político será dominado, na próxima semana, por discussões sobre o aquecimento global e o Oriente Médio, desta vez sem a distração causada pelas estrelas de Hollywood. O Fórum Econômico Mundial deve reunir 2.400 executivos e políticos a partir de quarta-feira da semana que vem. Entre eles estarão 900 presidentes de empresas e 24 chefes de Estado, como o premiê britânico, Tony Blair, e a chanceler (primeira-ministra) alemã, Angela Merkel.

Se o encontro do ano passado causou frenesi na imprensa devido à presença de astros como Angelina Jolie e Brad Pitt, o presidente e fundador do fórum, Klaus Schwab, disse que o clima e o Oriente Médio são as questões mais importantes da reunião de 2007. Ele lembrou que ainda haverá a presença de astros -- mas não de Jolie --, e que a ênfase estará nos participantes dos círculos de poder mais tradicionais.

- Este ano, por acaso, teremos apenas Bono e Peter Gabriel, e acho que está certo assim - disse Schwab, lembrando que também serão discutidos temas como energia, comércio nuclear, terrorismo e demografia.