Título: Lula promete cumprir letra por letra
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 18/01/2007, Economia, p. 30

Para presidente, só agora Brasil tem condições para implementar plano

BRASÍLIA. O presidente Lula prometeu ontem cumprir, "letra por letra", as medidas que anunciará, na segunda-feira, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O objetivo do pacote - que contará com pelo menos 50 ações fiscais, tributárias e de investimentos - será permitir um salto de qualidade na economia brasileira, que o presidente espera ver crescer 5% ao ano neste segundo mandato, levando o país ao desenvolvimento sustentável. Segundo Lula, os setores de saneamento e habitação serão os carros-chefes do PAC.

Lula justificou a demora em lançar o plano afirmando que só agora o Brasil conquistou as condições econômicas para levá-lo adiante. Para garantir apoio às medidas, o presidente se reúne na segunda-feira com todos os governadores e ainda com os dez partidos aliados que compõem o Conselho Político. Ontem, ele recebeu 133 prefeitos.

- Estamos trabalhando com projetos exeqüíveis, que têm data para começar e data para terminar. Com mais um pouco de esforço de todos nós, temos chance de dar um salto de qualidade na economia, na geração de empregos, na distribuição de renda no Brasil. E tenho quatro anos para me dedicar a isso agora - disse Lula.

No domingo, ele fará uma reunião com os ministros para fechar os últimos detalhes do PAC. O presidente disse que apenas medidas factíveis serão anunciadas, com os diagnósticos das áreas afetadas:

- Não é um programa para 2007, é um programa de quatro anos. A gente quer cumprir, letra por letra, o que a gente disser aqui, a partir da segunda-feira, porque é um projeto de grande envergadura. Não quero que seja mais um daqueles programas que o governante vai à televisão e anuncia, anuncia, e termina o mandato e vocês não vêem.

Lula afirmou que as ações do PAC, possibilitadas pela "robustez na macroeconomia" que ele alega ter garantido no primeiro mandato, foram concebidas para terem continuidade:

- Vamos dar um segundo passo conscientes de que ele irá permitir que quem vier depois possa dar um terceiro passo.