Título: Candidatos se enfrentarão em debate
Autor: Farah, Tatiana e Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 19/01/2007, O País, p. 4

Proposta de Aldo, inédita na Câmara, foi aceita pelos dois adversários

BRASÍLIA. Pela primeira vez haverá um debate entre os Candidatos que concorrem à presidência da Câmara. A proposta foi anunciada ontem pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que disputa a reeleição, e foi aceita pelos outros dois Candidatos, o petista Arlindo Chinaglia (SP), meio a contragosto, e o tucano Gustavo Fruet (PR). O enfrentamento deve ocorrer na próxima semana, com transmissão ao vivo pela TV Câmara.

Ontem Fruet se encontrou com Aldo para discutir as regras do debate. O presidente da Câmara quer discuti-las também com Chinaglia. No primeiro encontro do adversários, Aldo disse ao tucano estar preocupado com o acirramento da disputa.

- Aldo acha que, seja quem for, o eleito terá dificuldades em recompor essas relações com as várias correntes partidárias na Casa - contou Fruet.

Salário, privilégios e escândalos em pauta

A proposta de um debate foi feita semana passada por representantes da terceira via antes do lançamento da candidatura de Chinaglia. Os três Candidatos resolveram participar como uma forma de amenizar a imagem negativa do Legislativo.

As regras serão definidas hoje por representantes das três campanhas. Mas todos os temas deverão ser colocados em pauta, como o aumento do salário de deputados para R$24.500, verbas de gabinete, privilégios, a impunidade de envolvidos em casos de corrupção e escândalos recentes, como o mensalão.

Chinaglia avisou que concordava com a proposta do debate. Ressaltou que o debate ajuda a ampliar a discussão na sociedade, mas não para dar votos:

- Aceito participar sim, só que antes preciso conciliar a data com minha agenda. Mas voto se ganha no corpo-a-corpo.