Título: Governo pode antecipar pagamento de indenização a famílias de vítimas
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 19/01/2007, O País, p. 8

Serra propõe descontar valor do seguro de parcelas devidas a empreiteiras

SÃO PAULO. O governador José Serra afirmou ontem que o estado pode antecipar o pagamento das indenizações às vítimas do desmoronamento nas obras do Metrô. Segundo Serra, o adiantamento seria feito no caso de as empreiteiras demorarem a liberar o dinheiro do seguro. Depois, o estado descontaria o valor do que é pago pelo Metrô pelas obras.

- As indenizações cabem ao consórcio (de empreiteiras). O estado tem papel nisso, até porque, se houver demora, o estado paga e desconta dos pagamentos ao consórcio - disse o governador.

Serra também visitou o canteiro de obras, desceu ao local das buscas e conversou com parentes das vítimas:

- É uma hora dolorosa para todos. Não há indenização que substitua pai, mãe ou filho, mas estamos aqui para dar o conforto e eu tenho certeza de transmitir os sentimentos de todo o povo de São Paulo.

O governador repetiu que as investigações sobre a causa do acidente só começarão depois que as vítimas forem retiradas. Segundo ele, as investigações poderiam prejudicar o resgate, já que o terreno está muito perigoso, com risco de novos deslizamentos.

Ele reafirmou que a prioridade do estado é o atendimento das vítimas do acidente.

- Em primeiro lugar, o socorro às vítimas. Às famílias que perderam suas casas, às famílias que têm seus parentes soterrados. Essa é nossa grande prioridade, inclusive a assistência jurídica que o estado tem dado e vai dar daqui para diante para essas famílias, para que possam obter suas indenizações, para que tenham seus problemas resolvidos e tratados. Isso nós estamos fazendo cuidadosamente desde o primeiro momento - afirmou.