Título: Extrato do Bolsa Família avaliza compra de drogas no Ceará
Autor: Martin, Isabela
Fonte: O Globo, 19/01/2007, O País, p. 9

FORTALEZA. A prisão de um rapaz e três adolescentes num bairro da periferia de Fortaleza revelou um inusitado esquema de venda de drogas a prazo. O comprador deixava documentos como garantia de pagamento da dívida. Carteiras de identidade, de trabalho, de estudante, certidões de nascimento e cartões de crédito foram encontrados com os traficantes. O que mais chamou a atenção da polícia, porém, foi um Extrato bancário de um beneficiado do programa Bolsa Família, cujo nome foi mantido em sigilo.

Para o delegado Maurício Tindô, o Extrato teria sido dado como garantia de que o devedor, por ser beneficiário do programa social, tinha como honrar o pagamento da droga. O valor do benefício, segundo ele, seria de R$90. A fraude mais comum contra o Bolsa Família é sua utilização por pessoas que ganham acima da renda estipulada pelo governo.

Depois de quitar a dívida, os compradores receberiam os documentos de volta. Até um certificado de alistamento militar estava entre os documentos. O mentor do negócio seria Adriano David, o Bebê, de 19 anos. Ele foi preso em casa com um irmão de 16 anos e duas moças de 15 e 16 anos, que seriam namoradas deles.

Além de maconha e algumas pedras de crack, foi apreendido um revólver calibre 38. Eles moram e agiam no Grande Bom Jardim, comunidade que reúne 17 bairros e é um dos locais mais violentos da periferia de Fortaleza. Os traficantes eram organizados. Anotavam numa caderneta a contabilidade do negócio com os nomes dos devedores, o quanto deviam e a quantidade de drogas que haviam comprado. Algumas pessoas eram identificadas pelo apelido. O valor das dívidas não era alto.