Título: Sem medo de Chávez
Autor: Peña, Bernardo de la
Fonte: O Globo, 19/01/2007, Economia, p. 25

Lula diz que não se preocupa com "socialismo do século XXII" e defende presidente da Venezuela No mesmo dia em que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou que pretendia descontaminar o Mercosul do neoliberalismo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não teme o socialismo no século XXI, elogiou as mudanças ideológicas nos governos da região e defendeu o colega venezuelano. As declarações de Lula foram dadas numa rápida entrevista após a abertura do Foro dos Governadores e Prefeitos do Mercosul. Ao responder às perguntas, Lula disse que não considerou os discursos de Chávez, depois que ele tomou posse, radicais.

- Não vejo declarações radicais. O Chávez fez um discurso para o seu povo. Não vejo problema nisso, não. Aliás, eu vou almoçar com ele agora - respondeu o presidente antes de deixar o Hotel Intercontinental, no Rio, onde foi realizado o encontro.

Lula deixou o evento para voltar ao Copacabana Palace, onde está sendo realizada a Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul. Bem-humorado, o presidente parou por duas vezes para responder aos repórteres que aguardavam a sua saída. Disse que não há motivos para preocupações com as políticas de cada país da América Latina.

- Não me preocupou o (socialismo) do século XIX e nem me preocupa o do século XXII. É preciso compreender que cada país tem o direito de fazer o discurso que melhor entender. Se nós fizermos pelos nossos países e respeitarmos a soberania de cada país, estamos tranqüilos na América do Sul - afirmou Lula, ao responder se o socialismo no século XXI o preocupava.

- A América do Sul tem a compreensão hoje exata de que ou crescemos politicamente, amadurecemos rapidamente e paramos com os problemas menores que cada um de nós tem ou vamos terminar os mandatos Sem conseguir consagrar a integração. Muito mais do que nós, a França e a Alemanha tinham problemas porque a Alemanha quase dizima a França, e eles se juntaram para fazer a integração da Europa.

Lula: mudança de perfil ideológico da América Latina é extremamente importante

Depois de defender a integração do Mercosul num discurso com recados para a Argentina, que resiste a ceder benefícios para os parceiros mais pobres do bloco, e o Uruguai, que negocia com os Estados Unidos um acordo bilateral, Lula disse que a América Latina mudou e que é necessária uma reflexão sobre os dois últimos séculos.

- Vamos ter a compreensão de que precisamos fazer um século XXI diferente. Os governantes já são diferentes. A América Latina mudou substancialmente e está mudando o seu perfil ideológico, o que é extremamente importante. Entre ganhar eleições e colocar em prática nossos sonhos, que são sonhos da maioria do povo, é um desafio. Deus me deu o direito de ganhar as eleições, quero que me dê grandeza para fazer as coisas que precisam ser feitas para o Brasil e para integrar a América do Sul.