Título: Chinaglia quer mudar regra de debate
Autor:
Fonte: O Globo, 20/01/2007, O País, p. 8

Petista teme união de Aldo e Fruet; Serra diz que tucano é futuro do PSDB

BRASÍLIA e SÃO PAULO. Com medo da estratégia ¿dois contra um¿, que afastou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dos debates no primeiro turno da campanha presidencial, o candidato do PT à presidência da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), impôs condições para participar de debate com Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Gustavo Fruet (PSDB-SP). Depois de reunião com Aldo na residência oficial da Câmara, Chinaglia sugeriu que, em vez de um debate com os três candidatos juntos, sejam organizados três: um entre Aldo e Chinaglia, outro entre Aldo e Fruet e o terceiro entre Chinaglia e Fruet.

¿ Acho que é necessário mais de um debate. Estou propondo três. Isso aprofunda o debate, as posições ficam mais claras.

A proposta valeria para o debate na TV Câmara, cujas regras serão definidas na segunda-feira, entre as assessorias dos candidatos. Aldo e Chinaglia se reuniram ontem.

¿ Temos uma relação de amizade. Analisamos o quadro político e a conveniência do debate. No resto do tempo, ficamos contando piadas ¿ disse Chinaglia.

Chinaglia nega que queira se preservar com a proposta. Mas nos bastidores da sucessão na Câmara começou a ser alinhavado um pré-acordo entre Aldo e Fruet para o segundo turno. O petista disse não acreditar na dispersão de seus aliados:

¿ Eles acreditam em Papai Noel. Também me disseram que a dispersão do PMDB é na exata proporção da dispersão do PFL ¿ afirmou em tom de ironia, referindo-se ao apoio pefelista à candidatura de Aldo.

Fruet visitou ontem à noite o governador de São Paulo, José Serra. Ganhou dele um exemplar impresso do discurso de posse de Serra, no qual o governador considera o deputado o ¿futuro do partido¿.

¿ O governador Serra, pela experiência e importância que representa no país, é muito importante. Pedi a ele que possa conversar com parlamentares, inclusive de outros partidos, para que possa ajudar a construir uma relação institucional na Câmara com o governo ¿ disse Fruet, que já recebeu o apoio de Aécio Neves (MG).