Título: Autoridades investigam se há outra vítima
Autor: Farah, Tatiana e Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 20/01/2007, O País, p. 10
Buscas podem ser retomadas para localizar mensageiro desaparecido; ontem foi resgatado o sexto corpo
SÃO PAULO. Foi resgatado na madrugada de ontem, uma semana após o desabamento da obra do Metrô em São Paulo, o corpo do funcionário público Marcio Rodrigo Alambert, de 31 anos. Os bombeiros deram as buscas por encerradas, mas o delegado-geral de polícia, Mário Jordão Toledo Leme, disse que o trabalho poderá ser retomado para localizar uma possível sétima vítima, o mensageiro Cícero Augustinho da Silva, de 58 anos, que desapareceu na região do desabamento.
No entanto, o delegado afirmou que as buscas por enquanto não vão prosseguir, porque não há prova de que Cícero foi engolido pela cratera. Marcio Alambert foi encontrado dentro da van onde estavam o motorista, o cobrador e uma passageira, a advogada Valéria Marmit. Os outros dois corpos estavam próximos, mas fora da van. Para o comandante dos Bombeiros, o coronel Antonio dos Santos, não há mais vítimas, mas o delegado quer continuar a investigar.
¿ Ele desapareceu num período compatível com o acidente, entre 13h e 17h. Efetivamente há a suspeita de desaparecimento. Temos em São Paulo um grande volume de pessoas que desaparecem diariamente, muitas têm problemas mentais, familiares. Cícero não tem histórico de desaparecimento. Há indicativos de que ele teria vindo para o bairro de Pinheiros, estamos ouvindo testemunhas e a família ¿ disse o delegado.
Jordão também disse que a polícia está reconstituindo os últimos passos de Cícero antes do desaparecimento. O delegado entrou com uma medida judicial para pedir às operadoras de celular que apresentem o rastreamento dos dois telefones que estavam com o mensageiro. O rastreamento pode ser feito com dados das ERBs (Estações Rádio Base) das operadoras. No entanto, o perímetro coberto pela ERB é extenso e não se pode precisar os locais por onde Cícero passou ou se ele estava na área de risco do acidente.
Ontem, os operários do consórcio de empreiteiras responsável pela obra trabalharam na retirada de terra da cratera. A van e os dois caminhões que estavam entre os escombros já foram retirados. Segundo o comandante dos Bombeiros, uma equipe está acompanhando o movimento na cratera, mas não participa da operação, já que as buscas estão suspensas.
¿ Estamos aqui como observadores ¿ disse o coronel, que já dispensou o trabalho de cães farejadores.
Marginal será interditada para retirada de grua
O próximo passo no local é a retirada de uma grua de 30 metros de comprimento que ameaça desabar sobre casas da região. O trabalho deve ocorrer no fim de semana e a prefeitura interditará um trecho da Marginal Pinheiros para evitar acidentes. Só depois que a grua for retirada as famílias poderão retornar para casa. Há 55 casas interditadas, treze delas já condenadas pela Defesa Civil.
A Polícia Civil botou dois de seus peritos de criminalística para investigar o desabamento. O diretor do Instituto de Criminalística (IC), Celso Perioli, disse que não é um número pequeno.