Título: Metrô pede a consórcio que faça inspeção na Linha 4
Autor:
Fonte: O Globo, 20/01/2007, O País, p. 11

Serra solicita reforço no esquema de segurança das obras

SÃO PAULO. O governador José Serra (PSDB) afirmou ontem que o Metrô pediu ao Consórcio Via Amarela, responsável pelas obras da Linha 4, que fosse feita uma inspeção de segurança em todas as estações em construção.

¿ Nós pedimos há uns dois dias. O Metrô pediu ao consórcio que fizesse uma inspeção de segurança em toda a Linha 4. Não apenas na região que sofreu o acidente, que, aliás, está paralisada por causa das buscas ¿ disse o governador, durante o velório de Márcio Rodrigues Alambert, no crematório da Vila Alpina.

Além disso, Serra solicitou reforço no esquema de segurança das obras.

¿ Será reforçado todo o esquema de segurança, segundo determinação da diretoria do Metrô.

A assessoria do Metrô afirmou que todas as determinações do governador serão cumpridas, mas não soube informar detalhes da vistoria na Linha 4. O consórcio da Linha Amarela não se pronunciou sobre as declarações.

O governo estadual espera que em 40 dias estejam prontos os cálculos para valores de indenizações das vítimas do deslizamento. Serra informou ontem que encontrou-se com o presidente da AIG Seguros, empresa contratada pelo Consórcio Via Amarela, para pedir que as indenizações às vítimas do acidente comecem a ser pagas o mais rápido possível.

A Subprefeitura de Pinheiros abrirá um guichê em sua praça de atendimento a partir de segunda-feira, das 9h às 17h, para receber solicitações de vistorias dos imóveis dos moradores da região do acidente que perceberem rachaduras em suas casas.

Uma salva de palmas, ontem à tarde, no cemitério Picanço, em Guarulhos, emocionou os presentes à despedida do corpo do cobrador Wescler Adriano da Silva, de 22 anos, um dos seis mortos da tragédia do Metrô. O corpo seguiu em urna lacrada para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, e na madrugada de hoje embarcou para Natal, Rio Grande do Norte. A família de Wescler veio para São Paulo quando ele tinha 1 ano, para tentar a sorte. A mulher do cobrador, Taís, grávida de oito meses, ficou no hotel.

¿ A médica a aconselhou a descansar por causa da viagem e para evitar estresse ¿ explica a suplente de vereadora Bilu Vilela, que acompanhou o drama das vítimas da tragédia. Taís viajou para Natal acompanhada da obstetra Denise Molina e da enfermeira Raquel Watanabe, do Hospital Santa Catarina. Uma psicóloga completou equipe. No avião que levou o corpo de Wescler também viajaram outras 26 pessoas. Todas as despesas foram pagas pelo Consórcio Via Amarela.

Serra dá número de secretário a família

Serra e o prefeito Gilberto Kassab compareceram ao velório para dar os pêsames à família, e deixaram um cartão com os telefones do secretário da Justiça, Luiz Antônio Guimarães Marrey, para que ligasse se houvesse qualquer problema.

O corpo do motorista Reinaldo Reinaldo Aparecido Leite, de 40 anos, morto na van, foi enterrado no Cemitério da Vila Nova Cachoeirinha, Zona Norte da Capital, com a presença de cerca de 300 pessoas.