Título: Aquecimento antes da maratona de reuniões
Autor: Oliveira, Eliane e Rodrigues, Luciana
Fonte: O Globo, 20/01/2007, Economia, p. 39

Chanceler chileno e presidentes de Bolívia e Colômbia correm em Copacabana, atraindo a atenção de curiosos

Os presidentes da Colômbia, Álvaro Uribe, e da Bolívia, Evo Morales, e o chanceler chileno, Alejandro Foxley, deram uma demonstração de fôlego na manhã de ontem. Antes de começar a maratona de reuniões da Cúpula do Mercosul, eles se aqueceram correndo quatro quilômetros no calçadão da Praia de Copacabana, um dos mais movimentados da cidade.

Morales e Foxley percorreram juntos o trecho em frente à praia, demonstrando disposição não apenas para a corrida, mas também para o diálogo entre os governos de suas nações: Bolívia e Chile são os únicos países da América Latina que não mantêm relações diplomáticas, ironicamente por conta de um conflito em torno da saída para o mar reivindicada pelos bolivianos.

Segurança foi reforçada em Copacabana

Já Álvaro Uribe preferiu a companhia de seus guarda-costas e correu acompanhado por quatro seguranças, repetindo uma rotina que mantém nas reuniões presidenciais. O presidente atraiu os olhares de muitos curiosos, que também se exercitavam na praia. Com estilo despojado, o chefe de Estado não dispensou óculos escuros, bermuda e boné. Durante boa parte do percurso, Uribe correu pela faixa reservada aos ciclistas.

A segurança na orla de Copacabana continuou reforçada. A Marinha manteve uma fragata e uma lancha de patrulha na altura do Copacabana Palace, na Avenida Atlântica, onde foi realizada a reunião. Agentes da Polícia Federal fizeram plantão na porta do hotel, controlando a entrada e a saída das pessoas. Um helicóptero do Exército também sobrevoou o local durante todo o dia.

Uribe, no entanto, ficou hospedado no Hotel Sofitel, também na Avenida Atlântica, a cerca de um quilômetro do Copacabana Palace. Morales se instalou no Othon, mesmo hotel em que ficou Chávez.

O forte esquema de segurança comprometeu o trânsito. Houve congestionamentos por toda orla até as 18h. A Avenida Nossa Senhora de Copacabana também permaneceu com o tráfego lento por boa parte do dia.