Título: Governo define projetos que terão 0,5% do PIB
Autor: Oliveira, Eliane e Rodrigues, Luciana
Fonte: O Globo, 20/01/2007, Economia, p. 39

Lula quer que as obras beneficiadas com recursos do PPI tenham qualidade técnica

BRASÍLIA.O governo conseguiu definir as ações que integrarão o Projeto-Piloto de Investimentos (PPI) em 2007, que consumirão recursos equivalentes a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Amanhã à tarde, em reunião com os ministros, o presidente Lula passará um ¿pente-fino¿ na lista de obras e também fechará os detalhes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). De acordo com integrantes do Palácio do Planalto, é preciso haver a checagem para ¿não se correr riscos¿ de privilegiar empreendimentos que não têm viabilidade.

O próprio presidente tem alertado prefeitos e governadores de que os projetos precisam ter ¿qualidade¿ para que recebam recursos. No Ministério das Cidades, um dos problemas na área de saneamento, por exemplo, é a falta de qualidade técnica das ações apresentadas.

O governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), que participará do encontro entre Lula e os governadores, disse que está otimista com o PAC. Mas admite que a questão técnica é um entrave. O governo sempre alega inconsistência de programas para justificar sobra de verbas na virada de um ano para outro.

¿ Acredito que, em volume de recursos, o PAC não será totalmente aplicado por falta de projetos ¿ disse Lima.

O lançamento do PAC será na segunda-feira, às 10h.