Título: Jackie .dos Bálcãs, um traço de ocidentalização
Autor: Magalhães-Ruether, Graça
Fonte: O Globo, 21/01/2007, O Mundo, p. 40

Viúva de premier ruma ao Parlamento

BERLIM. Quase quatro anos depois do assassinato do primeiro-ministro sérvio Zoran Djindjic, sua viúva, Ruzica, de 47 anos, lidera a lista de candidatos do Partido Democrata (DS) nas eleições parlamentares do próximo dia 21. A bela ¿Jacqueline Kennedy sérvia¿, como é chamada pela imprensa do país, foi escolhida como um contraponto à figura poderosa do candidato do Partido Democrático da Sérvia (DSS), o primeiro-ministro Vojislav Kostunica.

Até o dia do sepultamento de Djindjic, em março de 2003, Ruzica costumava participar de quase todos os eventos sempre com um sorriso nos lábios, mas calada. Com um charme ocidental e moderno, os dois conseguiram mudar a imagem da Sérvia, até então dominada pela figura de Milosevic, e pôr o país a caminho da UE.

Depois de morto, Djindjic se tornou um ídolo dos sérvios. Para aproveitar essa imagem para o partido, o presidente Boris Tadic escolheu Ruzica, formada em direito. Ela anunciou que se tiver chance de liderar um governo em aliança com outros partidos, já que o seu nome é aceito até pelos adversários como uma candidata de conciliação, aceitará o desafio.

¿ As próximas eleições são não apenas uma disputa entre os partidos, pois teremos a chance de decidir se a Sérvia continuará no caminho iniciado por meu marido. Sem dúvida estou disposta a assumir o posto de primeira-ministra ¿ disse Ruzica.

Para o presidente Tadic, mesmo que Ruzica não se torne premier ela vai, com certeza, ajudar na recuperação da popularidade do partido, desgastado com a saída de Cedomir Jovanovic, que deixou o DS acusando-o de trair seus ideais. Hoje Jovanovic lidera o Partido Liberal Democrata (LDP). Como Jovanovic, muitos eleitores do DS distanciaram-se do partido em reação à aliança com os conservadores do DSS, de Kostunica.

Com Ruzica, Tadic traz a sua arma secreta, já que ela é aceita até pelos nacionalistas de Vojislav Seselj, preso como criminoso de guerra no Tribunal de Haia. O partido de Seselj, o ultra-nacionalista Partido Radical Sérvio (SRS), está à frente das ultimas pesquisas, seguido pelo DSS e DS. (G.M.R.)