Título: Cientologia conquista espaços na Europa
Autor: Magalhães-Ruether, Graça
Fonte: O Globo, 21/01/2007, O Mundo, p. 38

Seita dos astros de Hollywood inaugura sede em Berlim em busca de adeptos e deixa autoridades de sobreaviso

BERLIM. Com a inauguração de uma nova sede em um imponente prédio no centro de Berlim no último fim de semana, a Igreja da Cientologia, continua sua investida para conquistar a Europa. Com sedes em Madri, Londres e Bruxelas, a seita já conta com 200 mil adeptos em todo o continente, mas quer recrutar ainda mais gente.

Da investida fazem parte também seus ¿sacerdotes¿, astros de Hollywood como Tom Cruise e John Travolta, que ajudaram a divulgar o nome da cientologia. Segundo Ingo Heinemann, diretor de uma ONG de observação de seitas, os dois aspectos são os principais no programa de consolidação da cientologia na Europa.

O ator Tom Cruise, que costuma revelar com orgulho ter tido uma ¿grande ajuda¿ da seita, esteve há pouco mais de um ano em Berlim. Durante os dias passados na capital alemã, não deu entrevistas nem participou de qualquer evento oficial, apenas visitou imóveis e contactou empresas imobiliárias.

Cruise é hoje, como Travolta e o músico Chick Corea, uma espécie de embaixador na busca por novos adeptos. Como até agora a seita não conseguiu conquistar as massas e é até vista com desconfiança pela maioria dos governos europeus, a sede central da cientologia nos Estados Unidos tenta fortalecer suas atividades na Europa por meio de nomes capazes de chamar a atenção e templos, como o de Berlim, que são, por si só, uma atração turística.

Mas o ministro do Interior, Wolfgang Schaeuble, orientou as autoridades berlinenses a ficarem atentas para o caso de recrutamento e dogmatização de jovens. Um documento interno da igreja ¿ que chegou ao conhecimento do departamento do governo encarregado da observação das seitas ¿ sustenta que a sede de Berlim tem por objetivo tentar ¿atingir a rua de acesso ao Parlamento federal¿. Ou seja, conseguir adeptos entre parlamentares para ter influência nas políticas do país.

Já os integrantes da cientologia alemã vêem a investida como uma tentativa de expandir um movimento espiritual e filantrópico.

¿ Nós não só acreditamos na vida eterna como também vivemos com base nessa crença ¿ disse Sabine Weber, de 46 anos, que há 20 anos integra o movimento.

Weber trabalha hoje na nova sede alemã, na Avenida Otto Suhr, uma rua por onde transitam muitos turistas, estudantes da Escola Superior Técnica, da Escola Superior das Artes e alunos de uma escola secundária; todos eles vistos pelos líderes da seita como futuros sacerdotes em potencial.

Sabine Weber diz que o cerne da cientologia é tentar melhorar o mundo: o programa religioso não é apenas espiritual, mas também pacifista. Além disso, prega o combate às drogas e a ajuda em casos de catástrofes.

Mas o deputado Klaus Uwe Benneter, do Partido Social Democrata alemão (SPD), tem uma outra visão da seita. Quando trabalhava como advogado, Benneter defendeu diversas pessoas que haviam abandonado a cientologia e precisavam de ajuda jurídica na luta contra a seita.

Wilfried Handl é um dos mais conhecidos ex-cientologistas depois que escreveu o livro ¿Cientologia: delírio e realidade¿, em que fala sobre os 28 anos que passou na seita. O austríaco, de 51 anos, diz que o principal objetivo do movimento é ¿arregimentar soldados que passam a trabalhar em um sistema comparável ao fascista¿.

¿ Eu mesmo fui soldado do partido até um dia começar a refletir livremente sobre a minha situação ¿ contou.

Cursos da seita podem custar até 7 mil euros

A seita é financiada por seus adeptos, que pagam um ¿dízimo¿ de 60 por ano, além de cursos que podem custar até sete mil euros. Para o vice-presidente do Parlamento alemão, Wolfgang Thierse, a cientologia é uma empresa que atua estrategicamente em busca de ganhar dinheiro e obter poder sobre as pessoas.

Do ponto de vista dos cientologistas, a sede alemã é tão importante para a expansão na Europa porque foi na Alemanha, no final dos anos 90, que a seita sofreu um grande revés ao passar a ser considerada pelos serviços de informação de alguns estados como nociva.

Mas hoje, na Berlim reunificada e aberta às mais diversas tendências, Diana Hubbard, a filha do fundador da seita, Ron Hubbard, pôde discursar livremente durante a inauguração da nova sede:

¿ Se não é divertido então não é cientologia.