Título: TSE fará perícia em urnas usadas em Alagoas
Autor:
Fonte: O Globo, 22/01/2007, O País, p. 5

Petebista derrotado na eleição para governo denuncia falha; tribunal nega que problema tenha interferido no pleito

BRASÍLIA. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio de Mello, decidiu contratar a realização de uma perícia técnica nas urnas eletrônicas utilizadas nas eleições de Alagoas, no ano passado. Diante de denúncia apresentada pelo deputado João Lyra (PTB-AL), derrotado na disputa para o governo do estado, o TSE vai contratar a Universidade de Campinas (Unicamp) para fazer auditoria nessas unidades.

O TSE informou que os problemas detectados em algumas urnas correspondem a um percentual muito baixo e não põem em risco o resultado da disputa para governador, vencida por Teotonio Vilela Filho (PSDB).

As falhas nas urnas foram detectadas por um estudo do professor Clóvis Torres Fernandes, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos (SP). O estudo mostra que houve perda de dados de alguns arquivos chamados de "logs", que registram todos os acontecimentos ocorridos na máquina, como, por exemplo, a hora em que foi ligada e desligada.

O estudo foi encomendado pelo deputado João Lyra. O petebista contratou o advogado Fernando Neves, ex-ministro do TSE, para acionar o tribunal. Num texto de apresentação do caso, o advogado afirma que a população de Alagoas, os analistas políticos e os meios de comunicação do estado "ficaram perplexos" com o resultado da eleição para governador.

"Enquanto as previsões para os demais cargos se confirmaram, na eleição para governador o candidato que sempre figurou em primeiro lugar nas pesquisas (João Lyra), com nítida vantagem sobre seus adversários, acabou recebendo apenas um pouco mais da metade dos votos de seu concorrente", afirmou Fernando Neves no texto.

O TSE informou que as falhas que ocorreram não alteram sequer um voto apurado. O tribunal explicou que o problema foi detectado em algumas urnas que continham o software produzido em 1998.

Marco Aurélio: urnas usadas com "absoluta confiança"

Marco Aurélio de Mello disse, por intermédio de sua assessoria de imprensa, que as urnas eletrônicas funcionam há dez anos, tendo sido utilizadas em seis eleições e um plebiscito "com absoluta confiança".

O governador Teotonio Vilela Filho afirmou que o resultado é legítimo e que o uso das urnas eletrônicas tem sido inconteste ao longo dos anos:

- Meu adversário queria ganhar a eleição de qualquer jeito. Mais uma vez ele demonstra ser avesso à democracia e não aceita o resultado das urnas.