Título: Juros do Copom: a cereja do bolo?
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 22/01/2007, Economia, p. 15

BRASÍLIA e RIO. No dia seguinte ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), começa a primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do ano. Na última, em fins de novembro, a diretoria do Copom bateu o martelo por um corte de meio ponto percentual, baixando a taxa básica (Selic) para 13,25% ao ano. Mas a diretoria estava dividida: cinco votos a favor de uma redução de meio ponto e três votos contra. Com isso, não se descarta a possibilidade de, já na primeira reunião do ano, o ritmo de baixa de Juros ficar menor.

O mercado financeiro já trabalha com a hipótese de uma diminuição de apenas 0,25 ponto percentual. Mas, segundo especialistas, isso não afetaria os efeitos do PAC.

- O que importa é a manutenção do movimento de queda dos Juros. Mesmo que a queda seja de apenas 0,25 ponto não se pode dizer que tiraram a cereja do bolo - brinca uma fonte, acrescentando que o PAC é anunciado num momento extremamente favorável à economia brasileira, de redução da vulnerabilidade externa e de inflação controlada.

Ontem, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, pouco antes de participar da reunião com o presidente Lula, confirmou que o PAC terá investimentos de mais de R$300 bilhões