Título: Ciro, tenta solução negociada com Aldo e Chinaglia, sem sucesso
Autor: Éboli, Adauri e Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 23/01/2007, O País, p. 3

Ex-ministro, que se reuniu com Lula domingo, saiu atirando no PT

BRASÍLIA. Um dia depois de ser chamado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma conversa reservada no Palácio da Alvorada, na tarde de domingo, o ex-ministro Ciro Gomes (Integração Nacional) procurou ontem os dois candidatos à presidência da Câmara que integram a base do governo para tentar uma solução para a disputa antes do dia da votação. Ciro apóia Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e culpa o PT, que lançou o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), pela divisão da base do governo. Ele almoçou com o aliado, admitiu que a candidatura do tucano Gustavo Fruet (PR) é um risco para o governo e saiu atirando no PT.

¿ A maior responsabilidade é do PT. Está armada uma bomba-relógio para o governo. Como uma coalizão que vai sustentar o governo, antes de começar, vai passar uma sinalização ruim dessas? Falei com os dois fraternalmente. Modestamente fiz esse trânsito para ver o que posso fazer para ajudar a desatar esse nó ¿ disse Ciro Gomes.

¿O Fruet é um grande deputado. Vamos dar o bife para bater?¿

O ex-ministro, que foi o deputado federal mais votado no Ceará, eleito pelo PSB, receia que essa ¿abertura de flanco¿ possa beneficiar a candidatura do deputado Gustavo Fruet.

¿ Tenho receio, sim, de que essa candidatura da oposição vingue. O Fruet é um grande deputado, um quadro respeitadíssimo. Vamos dar o bife para bater?

Ciro se reuniu ontem de manhã com Chinaglia e almoçou com Aldo. Ele considerou ser possível construir uma solução para a disputa na base até o dia da eleição, porém saiu dos encontros sem qualquer promessa, dos dois lados, de desistência de concorrer.

¿ Mas política não precisa ter conseqüência imediata. Tenho esperança que ocorra um acordo, para evitar a desestabilização da base do governo. É uma preocupação minha. Os dois ouviram com respeito.

Ciro afirmou também não ser possível imaginar que Aldo e Chinaglia levem essa disputa às últimas conseqüências.

¿ Um dos dois vai sair derrotado, o presidente da Câmara de um partido aliado ou o líder do governo na Câmara.

Ex-ministro critica coalizão: ¿negociações indefensáveis¿

O ex-ministro voltou a criticar ontem o governo de coalizão que está sendo montado. Ciro disse que a disputa pela Mesa Diretora da Câmara, com oferta de cargos no governo federal, numa crítica indireta à campanha de Chinaglia, é lamentável.

¿ Isso não pode ocorrer, como já disse o presidente Lula. Me constrangem determinadas negociações que estariam ocorrendo, pelo que tenho lido nos jornais. Algumas indefensáveis à luz do dia ¿ disse Ciro.

Ele negou que tenha procurado os dois candidatos como emissário de Lula, para convencer um ou outro a desistir. Segundo Ciro, sua intenção foi levar a ambos sua preocupação e tentar ajudar a construir uma solução para desarmar o que chamou de bomba-relógio para o governo.

¿ Sobre o que o presidente Lula e eu conversamos ontem (domingo) não falo nem sob tortura. Não vou divulgar uma conversa do presidente ¿ disse Ciro.